Para usar SLIP ou PPP, é necessário configurar algumas funcionalidades básicas de rede, conforme descrito nos capítulos anteriores. No mínimo, deve-se configurar a interface local de rede e fornecer um serviço de resolução de nomes. Ao conectar-se à Internet, certamente será necessário usar o DNS. A opção mais simples é colocar o endereço de algum servidor de nomes no arquivo resolv.conf local. Este servidor será requisitado tão logo a conexão SLIP ou PPP esteja ativada. Quanto mais próximo este servidor de nomes estiver do ponto de onde se estiver discando, melhor.
De qualquer forma esta ainda não é a solução ideal, pois todas as buscas por nomes ainda serão feitas através da conexão SLIP/PPP. Caso a largura de banda que este procedimento consuma seja um problema (o que é improvável), pode-se ainda configurar um servidor de nomes somente para cache. Ele não configura realmente um domínio, mas somente age como um ponto de resposta para todas as requisições ao DNS produzidas na máquina local. A vantagem deste esquema é que ele cria um cache, fazendo com que muitas requisições sejam enviadas pela linha serial apenas uma vez. O arquivo named.boot para um servidor somente de cache assemelha-se a:
Em adição ao arquivo name.boot, será necessário ainda configurar o arquivo db.cache com uma lista válida de servidores de domínios raiz. Isso é descrito ao final do capítulo Configuração de Servidor de Nomes e Resolvedor de Endereços.