Os arquivos mestre incluídos pelo programa named, como por exemplo o named.hosts, sempre possuem um domínio associado a eles, o qual é chamado de origin. Este é o nome de domínio especificado pelos comandos cache e primary. Dentro de um arquivo mestre, é permitido especificar o domínio e os nomes das máquinas relativas a esse domínio. Um nome dado em um arquivo de configuração é considerado absoluto, caso ele finalize com um único ponto, caso contrário ele é considerado relativo à origem, a qual pode ser referenciada através do símbolo ``@''.
Todos os dados contidos no arquivo mestre são divididos em registros de recursos, ou abreviadamente RR. Eles compõem a menor unidade de informação disponível no DNS. Cada registro de recurso possui um tipo. Um registro, por exemplo, de tipo A mapeia uma máquina para um endereço IP e um registro CNAME associa um apelido de uma máquina com o seu nome oficial. Como exemplo, verifique a figura na página , que lista o arquivo mestre named.hosts da Cervejaria Virtual.
As representações dos registros de recursos nos arquivos mestres compartilham um formato comum, o qual é igual a :
Os campos são separados por espaços ou tabulações. Uma entrada pode utilizar várias linhas caso estejam entre um abre chaves na primeira linha e um fecha chaves na última linha. Qualquer coisa entre um ponto e vírgula e uma linha nova é ignorada.
A lista a seguir é uma descrição parcial dos RR usados nos arquivos master DNS. Há alguns outros não descritos aqui por estarem em fase experimental ou pela pouca utilização.