O UUCP foi primeiramente desenvolvido pelos Laboratórios da Bell em 1977, para a comunicação entre os seus sites de desenvolvimento UNIX. Em meados de 1978, esta rede era composta por mais de 80 sites. Executava email como aplicação, bem como impressão remota, embora o uso central do sistema fosse a distribuição de novos softwares e correção de problemas.1.3 Hoje, o UUCP não está mais confinado ao ambiente . Há portes disponíveis tanto gratuitos como comerciais para uma variedade de plataformas, incluindo AmigaOS, DOS, TOS da Atari, etc.
Uma das principais desvantagens das redes UUCP é sua baixa largura de banda. Por um lado o equipamento telefônico coloca um limite justo na taxa máxima de transferência. Por outro lado, as conexões UUCP são raramente permanentes; pelo contrário, os servidores preferem discar uns para os outros em intervalos regulares. Por esta razão, a maior parte do tempo gasto para que uma mensagem de email trafegue em uma rede UUCP é gasta com a mensagem aguardando em algum disco de servidor a próxima conexão a ser estabelecida.
Apesar destas limitações, ainda há muitas redes UUCP operando por todo o mundo, as quais oferecem a usuários particulares acesso a redes maiores por preços razoáveis. A principal razão para a popularidade do UUCP reside em ele ser bem mais barato do que se ter um computador conectado à Internet. Para fazer de um computador um nó UUCP, tudo o que se precisa é um modem, uma implementação rodando UUCP, e outro nó UUCP que alimente o servidor local com correio eletrônico e notícias.