Há algumas opções que devem ser consideradas. Eles definem a forma como o cliente NFS lida com uma queda do servidor ou da rede. Um dos aspectos mais interessantes sobre NFS é que ele trata destas situações com elegância, desde que o cliente esteja corretamente configurado. Há dois tipos distintos de parâmetros de tratamento de falhas:
O cliente NFS reporta um erro ao processar o acesso a um arquivo localizado em um sistema de arquivos montado via NFS. Alguns programas podem lidar com isto com compostura, outros não. Esta opção não é recomendada.
O programa que acessa um arquivo em um sistema de arquivos montado via NFS irá travar sempre que o servidor não responder. O processo não pode ser interrompido ou finalizado a menos que se tenha especificado intr. Quando o servidor NFS estiver novamente ativo, o programa irá continuar a partir do ponto de onde tenha parado. Isso é provavelmente o que se deseja. Recomendamos o uso do parâmetro hard,intr em todos os sistemas de arquivos montados via NFS.
A partir do exemplo anterior, esta seria a entrada no arquivo fstab:
# dispositivo pto.montagem tipo_sist_arqs opções dump ordem verif. ... parolin:/mn/parolin/local /mnt nfs rsize=1024,wsize=1024,hard,intr 0 0 ...