Após a conclusão da parte de opções gerais, a configuração irá perguntar por várias outras características, tais como drivers SCSI, etc. A lista subseqüente de questões trata do suporte de rede. O conjunto exato das opções de configuração está em constante mudança devido ao processo em desenvolvimento. Uma lista de opções típica oferecida pela maioria das versões do kernel 2.0 se parece com o que segue:
Apesar do nome da macro indicada nos parênteses, deve-se responder a esta pergunta com y, caso se queira usar qualquer tipo de dispositivo da rede, sobretudo se este é uma Ethernet, SLIP ou PPP. Quando respondida esta questão com y, o suporte para dispositivos do tipo Ethernet são automaticamente instalados. O suporte para outros tipos de programas de controle de rede devem ser autorizados separadamente:
Estas questões interessam aos diversos protocolos da camada de ligação suportados pelo . SLIP permite o transporte de datagramas IP através de linhas seriais. A opção cabeçalho comprimido que fornece o suporte para CSLIP, consiste em uma técnica de compressão da parte inicial dos datagramas TCP/IP, que podem chegar ao tamanho de 3 bytes. Note que esta opção do kernel não aciona o CSLIP automaticamente, ela simplesmente fornece as funções necessárias ao kernel para poder executá-lo.
PPP é outro protocolo utilizado para conduzir tráfego na rede através de linhas seriais. Ele é muito mais flexível que o SLIP, e não é limitado a IP, pois suporta também IPX.
PLIP fornece um modo de enviar datagramas IP através de conexões através de portas paralelas. Isto é geralmente usado para comunicação com PCs rodando em DOS e em ambientes que não contenham a estrutura de uma rede local disponível.
As questões a seguir tratam de placas Ethernet de vários fabricantes. Como muitos programas de controle estão sempre sendo desenvolvidos, novas perguntas sempre são adicionadas a esta seção. Se você quiser construir um kernel, poderá habilitar mais de um programa de controle de dispositivos, caso seja necessário.
Finalmente, na seção do sistema de arquivos, o programa de configuração perguntará sobre o suporte para NFS, o sistema de arquivos em rede. O NFS permite que sistemas de arquivos sejam exportados para várias máquinas, as quais o tratam como se fossem arquivos locais ou um disco auxiliar do equipamento.