Para se colocar o sendmail no modo de teste, deve-se acioná-lo com a opção -bt. O arquivo de configuração padrão é o arquivo sendmail.cf instalado no sistema. Pode-se testar arquivos alternativos usando-se a opção -Cfilename.
Nos exemplos seguintes, testamos aracaju.cf, o arquivo de configuração gerado a partir do arquivo aracaju.m4 mostrado na figura .
Os seguintes testes asseguram que o programa sendmail é capaz de entregar mensagens para os usuários do sistema local. Em todos os casos o resultado dos testes deve ser o mesmo, apontando para o nome do sistema local com o meio de entrega LOCAL.
Inicialmente deve-se testar como uma mensagem para um usuário local é entregue.
A saída acima mostra como o programa sendmail processa endereços internamente. Ele é administrado através de diversas regras que o analisam, invocam outras regras e o dividem em diversos componentes.
No nosso exemplo, enviamos o endereço para as regras 3 e 0 (este é o significado do termo 3,0 informados antes do endereço). A última linha mostra o endereço retornado pela regra 0, contendo onde o meio de transporte deverá entregar a mensagem, além do nome da máquina e do nome do usuário de destino.
A seguir, deve-se testar uma mensagem no sistema com a sintaxe UUCP.
A seguir, deve-se testar um endereço de um usuário com a sintaxe Internet destinado a um nome de máquina totalmente qualificada.
Deve-se repetir os dois testes acima para cada um dos nomes especificados nos parâmetros PSEUDONYMS e DEFAULT_NAME no arquivo sendmail.m4 local.
Finalmente deve-se testar o envio de mensagens através da máquina de roteamento e reenvio.