Normalmente mensagens para máquinas com nomes de domínios totalmente qualificados são remetidas através do estilo Internet (SMTP) utilizando-se DNS, ou via uma máquina de reenvio ou distribuição de mensagens. O arquivo uucpxtable força a entrega via roteamento UUCP convertendo o nome em formato de domínio para o estilo UUCP de nome de máquinas remotas.
É freqüentemente usado quando a máquina local executa tarefas de reenvio de mensagens para um site ou domínio ou quando se deseja enviar mensagens através de uma conexão UUCP confiável, ao invés de se utilizar múltiplas máquinas através do modo de entrega padrão ou quaisquer sistemas ou redes intermediárias.
Neste caso, sites UUCP necessitam informar aos seus vizinhos UUCP que usam cabeçalhos de mensagens com nomes de domínios, que eles podem utilizar este arquivo para forçar a entrega através de uma conexão ponto a ponto UUCP ao invés de usarem a rota RELAY_MAILER e RELAY_HOST ou através do DEFAULT_MAILER.
Sites Internet que não utilizam UUCP provavelmente não necessitarão do uucpxtable.
Supondo-se quem uma máquina disponibilize serviços de reenvio de mensagens para um sistema chamado campinas.com.br com DNS e denominado campinas nos mapas UUCP. Será necessária então a seguinte entrada no arquivo uucpxtable para forçar que as mensagens sejam enviadas através de conexão direta UUCP.