O arquivo mailertable define os tratamentos especiais para máquinas ou domínios específicos, baseados no nome de rede ou de máquina remota. É freqüentemente usado em sites Internet para selecionar um servidor de reenvio de mensagens intermediário ou caminho padrão para se alcançar um site remoto e para se especificar um protocolo em particular (UUCP ou SMTP) a ser usado. Sites UUCP geralmente não necessitam deste arquivo.
A ordem é importante. Sendmail lê o arquivo de cima para baixo e processa as mensagens de acordo com a primeira regra que atenda às especificações da mensagens. Desta forma, é aconselhável colocar as regras mais explícitas antes daquelas mais genéricas.
Suponhamos que se queira reenviar as mensagens do Departamento de Computação da Universidade do Pantanal via UUCP para uma máquina de reenvio denominada tuiuiu. Para tanto, deve-se ter uma entrada no arquivo mailertable com a seguinte aparência:
Supondo-se que queiramos que todo o domínio pantanal.edu.br envie suas mensagens através de uma máquina chamada jacare, a qual fará a resolução de endereços e a entrega. O arquivo mailertable expandido terá então o seguinte formato:
Como mencionado anteriormente a ordem é importante. Caso se altere a ordem acima por exemplo, isso fará com que todas as mensagens sejam enviadas para .dc.pantanal.edu.br sigam através da máquina jacare ao invés de tuiuiu que é o realmente desejado.
Nos exemplos acima do arquivo mailertable, o parâmetro UUCP-A faz com que o sendmail utilize a entrega UUCP com cabeçalhos contendo as informações de domínio.
A vírgula entre o meio de envio e o nome do sistema remoto indica que as mensagens devem ser reenviadas para tuiuiu para a resolução de endereços e entrega.
Entradas em Mailertable têm o seguinte formato:
Há diversos meios de entrega possíveis. As diferenças residem basicamente em como os endereços são tratados. Tipicamente têm o valor igual a TCP-A (TCP/IP com endereço no estilo Internet), TCP-U (TCP/IP com endereço no estilo UUCP) e UUCP-A (UUCP com endereço no estilo Internet).
O caracter que separa o meio de entrega do nome da máquina de reenvio no lado esquerdo da linha define como os endereços são modificados por mailertable. Deve-se atentar que somente o envelope é reescrito (para se enviar a mensagem para o sistema remoto). Reescrever qualquer outro dado que não o envelope é geralmente contra indicado, pois pode trazer problemas de configuração da mensagem.