Independente do modo de operação escolhido para cada máquina individualmente, deve-se assegurar que a seguinte entrada está configurada no arquivo /etc/services:
Isto define o número da porta TCP que o smail deverá usar para conversações SMTP. O padrão é 25 na RFC Definindo Números.
Ao ser executado em modo servidor, smail será executado automaticamente em segundo plano, aguardando conexões na porta SMTP. Quando a conexão ocorrer, ele executa uma nova cópia do programa, a qual conduzirá a conversação SMTP. O servidor smail é normalmente inicializado através do programa rc.inet221.6 utilizando-se o seguinte comando:
A opção -bd ativa o modo servidor e a opção -q15m provoca o processamento a cada 15 minutos das mensagens que estejam na fila.
Caso deseje-se utilizar o programa inetd, o arquivo /etc/inetd.conf deverá conter uma linha similar ao seguinte:
smtpd deverá ser uma ligação simbólica para o binário do programa smail. Lembre-se de fazer com que o programa inetd leia novamente o arquivo inetd.conf. Para tanto basta enviar o sinal HUP após a efetivação das mudanças.
O modo servidor e o uso do inetd são mutuamente exclusivos. Caso se execute o programa smail em formato servidor, deve-se estar seguro de que qualquer linha no arquivo inetd.conf contendo o serviço smtp esteja comentada. O contrário é verdadeiro, ou seja quando se quer utilizar o servidor inetd deve-se estar seguro de que o programa rc.inet2 não inicializa o servidor smail.