Caso você esteja configurando um site com duas ou mais máquinas conectadas em uma rede local, uma das máquinas deve ser designada como a responsável pela conexão UUCP com o mundo exterior. Entre as máquinas na rede local, as mensagens serão provavelmente trocadas através de uma conexão SMTP sobre TCP/IP. Retornando ao exemplo da Cervejaria Virtual e considerando a máquina aracaju como o caminho padrão UUCP.
Em um ambiente de rede, a melhor forma de manter as caixas postais é tê-las em um único sistema de arquivos, o qual pode ser montado via NFS em todas as máquinas da rede. Isso permite aos usuários moverem-se de máquina para máquina, sem ter que mover as suas caixas postais (ou ainda pior, verificar em três ou quatro máquinas diferentes eventuais mensagens que tenham chegado). Pode-se ainda querer utilizar endereços de remetentes independentes da máquina onde as mensagens foram geradas. É uma prática comum usar somente o nome do domínio como parte do endereço do remetente sem a inclusão do nome da máquina. Por exemplo, Machado de Assis, por exemplo, poderia usar o endereço ao invés de . Explicaremos a seguir como fazer para que um servidor reconheça o nome de domínio como nome válido para a máquina.
Uma forma diferente de manter todas as caixas postais em uma máquina central é o uso do POP ou IMAP. POP significa Protocolo de Agência de Correio21.4 e permite que os usuários acessem suas caixas postais sobre uma simples conexão TCP/IP. IMAP, o Protocolo Interativo de Acesso a Mensagens21.5, é similar ao POP, porém mais genérico. Tanto os clientes como os servidores para IMAP e POP foram portados para o e estão disponíveis em metalab.unc.edu sob o caminho /pub/Linux/system/Network.