A partição de troca do Linux é usada para aumentar o espaço de memória ram física com memória virtual. Isto mais uma vez é a possível razão para acesso a disco. Se o seu laptop já tem muita memória ram ou se os aplicativos que você usa são bem modestos ( tipo o vi ), considere a desativação da partição de troca.
É evidente que isso depende do que se planeja fazer. 4 a 8 Mb não é suficiente, nesse caso a partição de troca é necessária. Com 8 a 16 Mb, aplicativos de console de texto irão funcionar bem e se puder evitar o uso de recursos multitarefa, pode-se seguramente desativar a partição de troca. O ambiente do X-Windows requer muita memória ram e você não deve usá-lo sem a partição, a não ser que você realmente tenha muita memória.
( Nota: Meu laptop com 16 Mb e partição de troca desativada pode executar o emacs, quatro bash e compilar um kernel sem sair da memória. Isto é suficiente para mim. )
Se você já instalou uma partição de troca, você pode disabilitá-la colocando uma cerquilha (#) antes do comando swapon que é 0 no /etc/rc.d/rc.sysinit. Se quer não quiser fazer isto de modo permanente, deixe o sistema perguntar durante a inicialização. No /etc/rc.d/rc.sysinit (RedHat 4.1) ou /sbin/init.d/boot (Suse 4.4.1):
swap
particao de troca@partição de troca
Assim pode-se usar a partição de troca quando conectado a uma fonte
de energia e ignorá-la quando se estiver com usando a bateria.
memoria RAM@memória RAM
memoria virtual@memória virtual