O Linux lida com um monte de buffers de arquivos abertos a qualquer momento, então o sistema deve ter certeza que mudanças de arquivos são salvas em disco o mais cedo possível. De outra maneira, estas mudanças seriam perdidas a cada travamento do sistema.
O update / daemon bdflush toma conta disto ( estes são dois nomes para o mesmo programa, então, se pode usar qualquer um dos nomes para se inicializar o daemon ). As configurações padrões irão fazer este daemon chamar flush a cada 5 minutos e sync a cada 30 segundos.
Com o meu disco Fujitsu isto causou um acesso sem parada ( parece que o disco rígido acessa sua cache mesmo quando não há nenhuma mudança. Mas isto depende do modo com que o seu disco rígido faz a confirmação de mudança: Outras pessoas me disseram que seus discos entram no modo de economia de energia mesmo sem as seguintes modificações ).
Uma vez que o Linux não trava com freqüência, mudei ambos os valores para 3600 segundos ( = uma hora ). Isto não causou nenhum problema e o acesso a disco constante parou ( mas se o sistema travasse agora, haveriam arquivos rompidos ).
RedHat 4.1: No arquivo /etc/inittab, mude a chamada do update para:
Suse 4.4.1: o update é chamado em /sbin/init.d/boot.
Slackware: o update é chamado em /etc/rc.d/rc.S.
Veja man update para mais detalhes.