Para discar e receber chamada, é obrigatório configurar o modem de uma maneira específica (novamente usando comandos AT de modem):
Caso isso não seja configurado corretamente, os comandos INIT no arquivo de configuração podem falhar, perdendo-se todo o processo. Mas temos mais detalhes sobre arquivos de configuração:
Este parâmetros afetam o comportamento do modem quando uma chamada é iniciada ou finalizada.
Caso o modem não suporte o armazenamento de configurações, pode-se definir estes parâmetros através dos comandos especificados em INIT no arquivo de configuração. Veja a seguir maiores detalhes. Alguns modems vêm com chaves de configuração que afetam os conteúdos dos registradores. Esteja seguro de configurá-los corretamente, também.
Iniciei uma lista de configurações específicas para diferentes tipos de modems. Até aqui eu tenho alguns disponíveis e caso você queira adicionar algumas outras configurações funcionais, por favor faça isto. A lista pode ser encontrada em ftp://ftp.cc.gatech.edu/pub/people/gregh/modem-configs.
Nota: para conseguir com que meu modem USR Courier V.34 reinicializasse corretamente quando DTR caía, tive que configurar &D2 e S13=1 (isto configura o bit 0 do registrador S13). Seguramente isto funciona bem também com modems USR Sportster V.34.
Nota: alguns modems supra tratam DCD diferentemente de outros modems. Caso se esteja utilizando um Supra, tente configurar &C0 e não &C1. Deve-se também configurar &D2 para lidar corretamente com DTR.