Os fontes mais atualizados do Samba encontram-se em: ftp://nimbus.anu.edu.au/pub/tridge/samba/
De qualquer forma, se foi instalada uma distribuição Red Hat ou Conectiva Linux, tem-se a opção de instalá-lo como um pacote. Algumas outras distribuições também incluem os binários do Samba.
Os seguintes servidores são necessário para o pacote Samba. Eles normalmente estão instalados em /usr/sbin e são executados a partir da inicialização do sistema ou a partir do servidor inetd. Programas de exemplo são apresentados na seção (Executando os Servidores).
smbd (O Servidor SMB) nmbd (Provê suporte de servidor de nomes NetBIOS aos clientes)
Tipicamente, os seguintes binários Samba são instalados em /usr/bin, apesar da sua localização ser opcional.
smbclient (programa cliente SMB para máquinas UNIX) smbprint (programa para imprimir em uma impressora conectada a uma máquina SMB) smbprint.sysv (programa para imprimir em uma impressora conectada a uma máquina Unix SVR4) smbstatus (lista a situação atual de conexões SMB para a máquina local) smbrun (programa de exemplo para facilitar a execução de aplicações em máquinas SMB)
Adicionalmente um programa chamado "print" é incluído com este Como Fazer, o qual serve como interface útil ao programa smbprint.
O pacote Samba é simples de ser instalado. Simplesmente deve-se obter os fontes a partir da localização acima indicada e ler-se atentamente o conteúdo do arquivo README presente na distribuição. Há ainda um arquivo chamado docs/INSTALL.txt na distribuição, que provê um roteiro simples e passo a passo para a instalação.
Seguindo na instalação, os servidores devem ser copiados para /usr/sbin e os binários para /usr/bin. A seguir devem ser instaladas as páginas de manual em /usr/local/man.
Ao se construir um pacote Samba, deve-se especificar no arquivo de configuração Makefile a localização do arquivo de configuração smb.conf. Normalmente ele está localizado em /etc, mas pode ser especificada qualquer localização que se queira. Neste documento presumimos que se tenha especificado a localização /etc/smb.conf, sendo que o arquivo de registro de ocorrência será o /var/log/samba-log.%m e o arquivo de retenção de recursos será o /var/lock/samba.
Após isso, deve-se instalar o arquivo de configuração smb.conf, e depois ir-se para o diretório onde o Samba foi construído. Vá ao subdiretório examples/simple e leia o arquivo README. Copie o arquivo smb.conf encontrado neste diretório para /etc. SEJA CUIDADOSO! Caso se tenha uma distribuição que já tenha o Samba instalado, é provável que já haja um arquivo de configuração em /etc. Deve-se fazer a inicialização então com este arquivo.
Caso não se deseje ter o arquivo de configuração em /etc, coloque-o onde achar mais indicado e crie uma ligação simbólica em /etc da seguinte forma (nâo esquecendo de substituir os itens pertinentes):
ln -s /caminho/para/smb.conf /etc/smb.conf
samba!servidores