próximo acima anterior sumário índice
Next: Executando os Servidores Up: Como Fazer SMB Previous: Informações Adicionais   Sumário   Índice Remissivo

Instalação

Os fontes mais atualizados do Samba encontram-se em: ftp://nimbus.anu.edu.au/pub/tridge/samba/

De qualquer forma, se foi instalada uma distribuição Red Hat ou Conectiva Linux, tem-se a opção de instalá-lo como um pacote. Algumas outras distribuições também incluem os binários do Samba.

Os seguintes servidores são necessário para o pacote Samba. Eles normalmente estão instalados em /usr/sbin e são executados a partir da inicialização do sistema ou a partir do servidor inetd. Programas de exemplo são apresentados na seção [*] (Executando os Servidores).


smbd (O Servidor SMB)
nmbd (Provê suporte de servidor de nomes NetBIOS aos clientes)

Tipicamente, os seguintes binários Samba são instalados em /usr/bin, apesar da sua localização ser opcional.


smbclient (programa cliente SMB para máquinas UNIX)
smbprint  (programa para imprimir em uma impressora conectada a uma  
               máquina SMB)
smbprint.sysv (programa para imprimir em uma impressora conectada a uma  
               máquina Unix SVR4)
smbstatus  (lista a situação atual de conexões SMB para a máquina local)
smbrun     (programa de exemplo para facilitar a execução de aplicações 
            em máquinas SMB)

Adicionalmente um programa chamado "print" é incluído com este Como Fazer, o qual serve como interface útil ao programa smbprint.

O pacote Samba é simples de ser instalado. Simplesmente deve-se obter os fontes a partir da localização acima indicada e ler-se atentamente o conteúdo do arquivo README presente na distribuição. Há ainda um arquivo chamado docs/INSTALL.txt na distribuição, que provê um roteiro simples e passo a passo para a instalação.

Seguindo na instalação, os servidores devem ser copiados para /usr/sbin e os binários para /usr/bin. A seguir devem ser instaladas as páginas de manual em /usr/local/man.

Ao se construir um pacote Samba, deve-se especificar no arquivo de configuração Makefile a localização do arquivo de configuração smb.conf. Normalmente ele está localizado em /etc, mas pode ser especificada qualquer localização que se queira. Neste documento presumimos que se tenha especificado a localização /etc/smb.conf, sendo que o arquivo de registro de ocorrência será o /var/log/samba-log.%m e o arquivo de retenção de recursos será o /var/lock/samba.

Após isso, deve-se instalar o arquivo de configuração smb.conf, e depois ir-se para o diretório onde o Samba foi construído. Vá ao subdiretório examples/simple e leia o arquivo README. Copie o arquivo smb.conf encontrado neste diretório para /etc. SEJA CUIDADOSO! Caso se tenha uma distribuição que já tenha o Samba instalado, é provável que já haja um arquivo de configuração em /etc. Deve-se fazer a inicialização então com este arquivo.

Caso não se deseje ter o arquivo de configuração em /etc, coloque-o onde achar mais indicado e crie uma ligação simbólica em /etc da seguinte forma (nâo esquecendo de substituir os itens pertinentes):


        ln -s /caminho/para/smb.conf /etc/smb.conf

samba!servidores


próximo acima anterior sumário índice
Next: Executando os Servidores Up: Como Fazer SMB Previous: Informações Adicionais   Sumário   Índice Remissivo
Cyro Mendes de Moraes Neto 1999-12-30