Para os usuários brasileiros, pode haver mais uma alteração a fazer no X.
Conforme vimos na seção (Biblioteca libc), uma
variável de ambiente (LANG ou LC_ALL) configura o suporte internacional
existente na biblioteca de funções padrão do sistema (libc). A biblioteca
de funções do X (Xlib) usa a variável LANG para identificar a língua em
uso mas até a revisão 6.3, na qual é baseado o XFree86, não era incluída a
combinação ``pt_BR'', correspondente a Português/Brasil. Como resultado, cada
vez que executarmos um aplicativo X com LC_ALL definido como ``pt_BR'' ele
emitirá a mensagem ``Warning: locale not supported by Xlib, locale set to C''.
Para incluir o local pt_BR no X11R6.3 basta alterar três arquivos existentes no diretório /usr/X11R6/lib/X11/locale. Pegue o arquivo Xlocale.patch via WWW na página do Portuguese HOWTO. Para aplicar a atualização, copie-o para o diretório /usr/X11R6/lib/X11/locale, faça uma cópia de reserva dos arquivos a serem alterados e invoque o utilitário patch:
cp -p compose.dir compose.dir.backup cp -p locale.alias locale.alias.backup cp -p locale.dir locale.dir.backup patch < Xlocale.patch
Caso você prefira não aplicar o ``patch'', arquivos prontos também são fornecidos. Lembre-se de fazer cópias dos originais antes de substituí-los!
Em setembro de 1998 o fix-2 da revisão 6.4 do X Window System incluiu oficialmente o suporte ao local pt_BR. Infelizmente neste mesmo fix-2 foi introduzida uma falha em uma das funções de tratamento de input contexts da Xlib que provoca violações de acesso à memória. Uma das aplicações afetadas é o processador de textos LyX. Uma correção provavelmente será incluída no fix-4. O X11R6.4 deverá ser a base para a versão 4 do XFree86.