Junto com este documento são fornecidos vários mapas de teclado para uso no X. Para automatizar o processo de configuração do teclado basta copiar o arquivo adequado para o diretório /usr/X11R6/lib/X11/xinit, onde normalmente ficam os arquivos de início da seção de trabalho no X. Na distribuição Slackware esse diretório é um link simbólico para /var/X11R6/lib/xinit e na Debian e na Red Hat para /etc/X11/xinit.
Nas distribuições Slackware e Red Hat, verifique se no referido diretório
existe um arquivo chamado .Xmodmap. Se existir, copie o
Xmodmap.alguma-coisa
para ele, ou faça um link.
Normalmente o arquivo de configuração xinitrc possui os comandos
para carregá-lo automaticamente. Veja o seguinte trecho:
#!/bin/sh # $XConsortium: xinitrc.cpp,v 1.4 91/08/22 11:41:34 rws Exp $ userresources=$HOME/.Xresources usermodmap=$HOME/.Xmodmap sysresources=/usr/X11R6/lib/X11/xinit/.Xresources sysmodmap=/usr/X11R6/lib/X11/xinit/.Xmodmap # merge in defaults and keymaps if [ -f $sysresources ]; then xrdb -merge $sysresources fi if [ -f $sysmodmap ]; then xmodmap $sysmodmap fi
Na distribuição Debian o mapa de teclado padrão do X é /etc/X11/Xmodmap, basta copiar o mapa desejado para aquele arquivo. Ele será carregado pelo xinitrc, que por sua vez é um link simbólico para /etc/X11/Xsession, sempre que iniciar a seção de trabalho do usuário.