Para instalar os utilitários ncpfs, deve-se executar:
para expandir os arquivos dentro de seu próprio diretório. Neste caso será gerado o diretório ncpfs-2.0.10. Vá até o diretório ncpfs antes de prosseguir com a instalação. Leia o README e edite o Makefile se necessário.
A instalação do ncpfs depende da versão do kernel que se estiver utilizando. Para o kernel 1.2, deve-se simplesmente digitar "make". Depois disso ao se comandar "make install" fará com sejam instalados os executáveis e as páginas de manual.
Ao se utilizar o Kernel 1.3.71 ou posterior, poderá ser necessário recompilar o kernel. Com este kernel, o ncpfs já estará incluído na árvore de fonte principal. Para verificar se o kernel precisa ser recompilado, basta digitar:
Deve ser mostrada uma linha dizendo que o kernel reconhece o ncpfs.
Caso o ncpfs não esteja presente, pode-se recompilar o kernel ou acrescentar os ncpfs como um módulo. Para recompilar o kernel deve-se digitar "make config" e responder à seguinte pergunta apresentada:
O protocolo IPX (CONFIG_IPX) [N/s/?]
simplesmente responda 's'. Provavelmente não será necessária toda a rede interna que é solicitada a seguir. Uma vez que o kernel esteja instalado com sucesso, reinicialize, verifique o sistema de arquivos /proc/ e caso tudo esteja OK, prossiga com a instalação dos utilitários ncpfs. Mude o diretório para o local onde estejam os arquivos ncpfs baixados e digite "make". Depois que a compilação estiver terminada, digite "make install" para instalar os vários utilitários e as páginas do manual.