próximo acima anterior sumário índice
Next: O pacote lwared Up: O pacote mars_nwe Previous: Obtendo o mars_nwe   Sumário   Índice Remissivo

Construindo o pacote mars_nwe

Construa um kernel com Ethernet e Suporte IPX

Na versão do kernel 1.2.13 você precisa somente se certificar que tenha respondido Y para a questão: 'The IPX protocol' e N para a questão: `Full internal IPX network' como ilustrado:

 ...
 ...
O protocolo IPX (CONFIG_IPX) [n] y
 ...
 ...
 Rede IPX interna total (CONFIG_IPX_INTERN) [N/y/?] n
 ...
 ...

Nos kernels mais novos, é adotado um processo similar porém o texto real da linha de comando pode ter mudado um pouco.

Você necessitará também se certificar que incluiu um controlador apropriado para a sua placa Ethernet. Se você não sabe como fazer isto, leia o Ethernet-HOWTO.

Você pode então continuar a construir o seu kernel. Lembre-se de fazê-lo executar para instalá-lo quando você tiver terminado.

Descompacte o pacote mars_nwe usando o Tar.


\begin{tscreen}
\begin{verbatim}...

Faça mars_nwe.

Para fazer o pacote é muito simples. O primeiro passo é simplesmente executar make, isto criará para você um arquivoconfig.h. Então você deve examinar e editar o arquivo config.h, se for necessário. Isto permite que você configure itens tais como diretórios de instalação que serão usados e o número máximo de sessões e volumes que o servidor suportará. As entradas que realmente devem ser vistas são:


\begin{tscreen}
\begin{verbatim}FILENAME_NW_INI a localização do arquivo de in...
...sap.
SHADOW_PWD se você usa senhas protegidas ou não.\end{verbatim}\end{tscreen}

Os padrões provavelmente estarão ok, mas você deve verificá-los de qualquer modo.

Quando isto estiver feito:
\begin{tscreen}
\begin{verbatim}...

Isto construirá os servidores e os instalará no diretório apropriado. O programa de instalação também instala o arquivo de configuração /etc/nwserv.conf.

Configure o servidor

A configuração é razoavelmente simples. Você precisa editar o arquivo /etc/nwserv.conf. O formato deste arquivo pode, a princípio, parecer um pouco oculto, mas ele é razoavelmente direto. O arquivo contém uma linha de itens de configuração. Cada linha é delimitada por espaço em branco e inicia com um número que indica o conteúdo da linha. Todos os caracteres seguindo um caracter '#' são considerados um comentário e são ignorados. Martin fornece um exemplo de arquivo de configuração no pacote, mas eu apresentarei o que eu considero ser um exemplo simplificado para oferecer uma alternativa para você.


\begin{tscreen}
\begin{verbatim}...

Inicia o servidor

Se você tinha configurado o servidor para esperar programas externos para configurar sua rede e/ou fornecer função de roteamento, então você deve iniciá-los antes de iniciar o servidor. Supondo que você tenha configurado o servidor, então para que ele configure suas interfaces para você e forneça os serviços de roteamento você precisa somente divulgar o comando:
\begin{tscreen}
\begin{verbatim}...

Teste o servidor

Para testar o servidor você deve primeiro tentar juntar um acesso proveniente de um cliente NetWare na sua rede. Então você indica um CAPTURE proveniente do cliente e tenta uma impressão. Se você obtiver êxito em ambos, então o servidor está funcionando.


próximo acima anterior sumário índice
Next: O pacote lwared Up: O pacote mars_nwe Previous: Obtendo o mars_nwe   Sumário   Índice Remissivo
Cyro Mendes de Moraes Neto 1999-12-30