próximo acima anterior sumário índice
Next: Configuração do kernel bridge Up: BRIDGINGbridge mais firewall!bridge!software Previous: Leitura Prévia   Sumário   Índice Remissivo


Configuração de inicialização bridge mais firewall!configuracao de inicializacao@configuração de inicialização

O material de leitura acima, dirá que é necessário preparar o kernel para reconhecer um segundo dispositivo Ethernet na inicialização, adicionando-se o seguinte conteúdo ao arquivo /etc/lilo.conf e após deve-se reexecutar o programa lilo:


\begin{tscreen}
\begin{verbatim}append = ''ether=0,0,eth1''\end{verbatim}\end{tscreen}

Observe que "eth0" é a primeira placa, enquanto que "eth1" é a segunda. Pode-se sempre adicionar os parâmetros da inicialização na resposta à linha que o lilo oferece.

Para três placas teremos a seguinte configuração:


\begin{tscreen}
\begin{verbatim}linux ether=0,0,eth1 ether=0,0,eth2\end{verbatim}\end{tscreen}

Pode-se usar o loadlin para inicializar o kernel a partir do DOS, no seguinte formato:


\begin{tscreen}
\begin{verbatim}loadlin.exe c:\vmlinuz root=/dev/hda3 ro ether=0,0,eth1 ether=0,0,eth2\end{verbatim}\end{tscreen}

Note que este truque faz com que o kernel teste as placas na inicialização do sistema. Isto não acontecerá caso os controladores Ethernet sejam carregados como módulos (por segurança, desde que a ordem de entrada não pode ser determinada quando da verificação automática). Na utilização de módulos deverá ser acrescentada a IRQ apropriada, assim como os parâmetros para o controlador no arquivo /etc/conf.modulos, como no arquivo de exemplo a seguir:


\begin{tscreen}
\par\begin{verbatim}alias eth0 3c509
alias eth1 de620
options 3c509 irq=5 io=0x210
options de620 irq=7 bnc=1\end{verbatim}\par\end{tscreen}

Para verificar se o kernel está utilizando módulos, deve-se executar o comando ``ps -aux'' e verificar se o kerneld está sendo executado, assim como verificar se existem arquivos .o em um subdiretório do diretório /lib/modules/. Será possível verificar o diretório, através do uso do comando uname -r que indicará o nome em uso. Caso o kerneld esteja sendo executado e/ou haja um arquivo foo.o, deve ser editado o arquivo /etc/conf.modules e deve-se ler a página manual on-line de depmod cuidadosamente.

Note também que até recentemente (kernel 2.0.25) o controlador 3c509 não podia ser usado por mais de um placa, caso fosse usado como módulo. Há uma atualização que corrige este aspecto.


próximo acima anterior sumário índice
Next: Configuração do kernel bridge Up: BRIDGINGbridge mais firewall!bridge!software Previous: Leitura Prévia   Sumário   Índice Remissivo
Cyro Mendes de Moraes Neto 1999-12-30