Antes de utilizar o programa FIPS, existem alguns passos importantes a serem seguidos para se obter sucesso com o reparticionamento do disco.
Como foi explicado no capítulo COMO O FIPS FUNCIONA, o processo de reparticionamento é feito diminuindo-se o tamanho da partição utilizando o espaço livre disponível nela. Após o reparticionamento, será criada uma nova partição Primária (do tipo DOS) no local ocupado pela antiga partição.
Siga estes passos antes de iniciar o FIPS:
Com o Windows 95/97/98/NT utilize o programa Defrag(para Windows 95 que acompanha o sistema), Norton Speedisk, e outros programas de desfragmentação para plataforma Windows 95/NT.
Para outros Sistemas Operacionais(como o OS/2) que utilizem o sistema de arquivos FAT16, utilize um programa de desfragmentação compatível.
Um modo de desativar estes programas é colocando a palavra REM na frente do comando que faz gravações para o disco durante a inicialização nos arquivos autoexec.bat e config.sys, neste caso, somente aquela linha será desativada, veja abaixo:
c:DOS
imagem.exe
colocando o REM
REM c:DOS
imagem.exe
Assim, o programa não será executado durante o BOOT do computador. Se estiver em dúvida se possui ou não programas que fazem gravações durante a inicialização do SO, renomeie os arquivos config.sys e autoexec.bat para config.fip e autoexec.fip, neste caso, os arquivos não serão executados na inicialização do SO.
Se a partição de disco estiver funcionando perfeitamente após utilizar o FIPS, não será necessário utilizar o programa RESTORRB para desfazer as alterações do FIPS e os arquivos autoexec.fip e config.fip poderão ser restaurados para autoexec.bat e config.sys e o comando REM poderá ser retirado (caso tenha usado).