próximo acima anterior sumário índice
Next: Limitações do FIPS Up: Como o FIPS funciona Previous: Verificando espaço livre na   Sumário   Índice Remissivo

Antes de Iniciar o FIPS

Antes de utilizar o programa FIPS, existem alguns passos importantes a serem seguidos para se obter sucesso com o reparticionamento do disco.

Como foi explicado no capítulo COMO O FIPS FUNCIONA, o processo de reparticionamento é feito diminuindo-se o tamanho da partição utilizando o espaço livre disponível nela. Após o reparticionamento, será criada uma nova partição Primária (do tipo DOS) no local ocupado pela antiga partição.

Siga estes passos antes de iniciar o FIPS:

  1. Verifique se existem vírus no disco rígido. A existência de alguns tipos de vírus podem comprometer não só o funcionamento do FIPS mas de todo o computador e seus arquivos.
  2. Execute um programa de checagem de disco para verificar se existem erros no sistema, FAT, e superfície do disco antes do reparticionamento (como o Scandisk que acompanha o DOS ou o Norton Disk Doctor do pacote Norton). Por segurança o FIPS faz a checagem dos locais da partição que serão alterados antes do reparticionamento ser iniciado.

  3. Utilize um programa de desfragmentação de disco para que não exista nenhum arquivo no final da partição de disco. Ele move os arquivos para o inicio da partição e mantem o espaço livre em seu final. Assim voce terá mais espaço livre no final da partição e poderá diminui-la o menor tamanho máximo possível sem se preocupar com qualquer perda. No DOS, utilize o DEFRAG, Norton Speedisk, Optimize, DF, etc para desfragmentar o disco rígido.

    Com o Windows 95/97/98/NT utilize o programa Defrag(para Windows 95 que acompanha o sistema), Norton Speedisk, e outros programas de desfragmentação para plataforma Windows 95/NT.

    Para outros Sistemas Operacionais(como o OS/2) que utilizem o sistema de arquivos FAT16, utilize um programa de desfragmentação compatível.

  4. Desative programas nos arquivos config.sys e autoexec.bat que fazem gravações no disco durante a inicialização do sistema operacional. Estes programas normalmente são aqueles que fazem gravação de imagem do disco rígido, alguns programas de Mixer, etc. O motivo para desativar estes programas é que o FIPS gravará o setor de BOOT e ROOT da partição para o disquete para permitir a restauração do disco rígido caso acontecer alguma falha no reparticionamento, se um programa gravar no disco durante a inicialização, a restauração do disco estará comprometida (caso o reparticionamento não tenha sucesso).

    Um modo de desativar estes programas é colocando a palavra REM na frente do comando que faz gravações para o disco durante a inicialização nos arquivos autoexec.bat e config.sys, neste caso, somente aquela linha será desativada, veja abaixo:

    c:$\backslash$DOS$\backslash$imagem.exe

    colocando o REM

    REM c:$\backslash$DOS$\backslash$imagem.exe

    Assim, o programa não será executado durante o BOOT do computador. Se estiver em dúvida se possui ou não programas que fazem gravações durante a inicialização do SO, renomeie os arquivos config.sys e autoexec.bat para config.fip e autoexec.fip, neste caso, os arquivos não serão executados na inicialização do SO.

    Se a partição de disco estiver funcionando perfeitamente após utilizar o FIPS, não será necessário utilizar o programa RESTORRB para desfazer as alterações do FIPS e os arquivos autoexec.fip e config.fip poderão ser restaurados para autoexec.bat e config.sys e o comando REM poderá ser retirado (caso tenha usado).


próximo acima anterior sumário índice
Next: Limitações do FIPS Up: Como o FIPS funciona Previous: Verificando espaço livre na   Sumário   Índice Remissivo
Cyro Mendes de Moraes Neto 1999-12-30