próximo acima anterior sumário índice
Next: Verificando espaço livre na Up: Como o FIPS funciona Previous: Como o FIPS funciona   Sumário   Índice Remissivo

Criando um disquete de inicialização

Neste capítulo será explicado como se criar e testar o disco de inicialização para FIPS.

O FIPS poderá ser utilizado na linha de comando do DOS sem a criação deste disquete, mas neste caso, desative os programas de cache de disco e utilize a seu próprio risco(leia o capítulo LIMITAÇÕES DO FIPS).

Veja abaixo as explicações passo a passo de como criar um disquete de BOOT (inicialização) para o FIPS:

  1. Pegue um disquete vazio, neste disquete será gravado o sistema operacional para possibilitar o BOOT e serão copiaDOS os arquivos necessários para o funcionamento do FIPS, inicialização, restauração e checagem da partição.
  2. Se o disquete já estiver formatado utilize o comando: sys a:

    Este comando transferirá o sistema operacional do disco rígido para o disquete formatado fazendo com que seja inicializável.

    Se o disquete não estiver formatado ou desejar fazer uma nova formatação, utilize o comando:

    format a:/s/u

    O comando acima apagará todos os dados da unidade a:.

    onde:

    /s - Transfere o sistema operacional para o disquete após a formatação. /u - Faz com que o formato do disquete não seja salvo para recuperação com o comando unformat, isto faz uma formatação completa no disco.

    Recomendo a utilização do comando format para a inicialização e transferência de arquivos para o disquete pois ele pode verificar se o disquete possui algum erro na trilha 0 ou erros em sua superfície.

    Caso um erro destes aconteça, é mais seguro utilizar outro disquete para a criação do disco de inicialização do FIPS.

  3. Copie os arquivos FIPS.EXE, ERRORS.TXT, RESTORRB.EXE, SYS.COM, FORMAT.COM, E SCANDISK.* para o disquete utilizando o comando: copy $<$arquivo$>$ a: /v

    onde:

    $<$arquivo$>$ - é um dos arquivos que se deseja copiar para o disquete /v - faz com que o comando copy verifique se os arquivos estão sendo gravados corretamente no disco.

    Os arquivos FIPS.EXE, ERRORS.TXT, RESTORRB.EXE podem ser encontrados no diretório onde o programa FIPS esta instalado, ou no mesmo local onde encontrou este documento. Os arquivos SYS.COM FORMAT.COM e SCANDISK.EXE podem ser encontrados no diretório DOS (em versões anteriores a 6.30) ou no diretório COMMAND localizado dentro do seu diretório do Windows (este diretório pode variar dependendo da instalação feita em seu computador, o nome do diretório mencionado é o padrão).

  4. Reinicie o seu computador(pressionando $<$CTRL$>$$<$ALT$>$$<$DEL$>$) e coloque o disquete de inicialização na unidade para testar o seu funcionamento. O computador será iniciado pelo disquete e após a partida ele mostrará o aviso de comando: A:$\backslash$$>$

    Isto indica que seu disquete de inicialização esta funcionando corretamente! Siga para o capítulo VERIFICANDO SE O DISCO POSSUI ESPAÇO LIVRE SUFICIENTE PARA A CRIAÇÃO DA NOVA PARTIÇÃO.

    Se o computador deu erro ao tentar ler o disquete, crie um outro disquete de partida.

    Caso o computador não tenha inicializado pelo disquete e iniciou o sistema operacional localizado no disco rígido normalmente, leia os parágrafos abaixo:

    Alguns computadores possuem o Setup(programa de configuração da placa mãe) configurado para que a ordem de BOOT (partida) seja feita da unidade C: para A: ou seja, o BIOS do computador procurará o sistema operacional no primeiro disco rígido e se não encontrar, procurará no disquete. Para inverter esta ordem de partida e possibilitar a partida pela unidade A:, será necessário acessar o Setup da placa mãe do micro.

    A maioria dos programas de Setup, são acessados através da primeira tela que aparece quando o computador é ligado, onde aparece o teste de memória, tipo do processador, etc. Normalmente, se pressiona a tecla $<$Del$>$ para acessar o Setup da placa mãe.

    Veja abaixo as teclas utilizadas para acessar o Setup da placa mãe de acordo com o tipo de placa mãe utilizada:

    American Megatrends (AMI): Pressione $<$del$>$ durante os teste de inicialização.

    Award: $<$Ctrl$>$$<$Alt$>$$<$Esc$>$ ou $<$del$>$(em algumas placas mães mais novas).

    Compaq: pressione $<$F10$>$ após o traço (ou quadrado) aparecer na tela durante a inicialização.

    Dell: $<$Ctrl$>$$<$Alt$>$$<$Enter$>$ durante a inicialização.

    DTK: Pressione $<$esc$>$ durante os testes de inicialização.

    IBM PS/2: pressione $<$Ctrl$>$$<$Alt$>$$<$Del$>$ então
    $<$Ctrl$>$$<$Alt$>$$<$Ins$>$ quando o cursos estiver no alto direito da tela.

    Phoenix: $<$Ctrl$>$$<$Alt$>$$<$Esc$>$, ou $<$Ctrl$>$$<$Alt$>$$<$S$>$, ou
    $<$Ctrl$>$$<$Alt$>$$<$Enter$>$

    Outras placas mães podem ser acessadas utilizando a tecla $<$del$>$ durante a inicialização, ou através de disquetes que acompanham a placa mãe(muito comum em Notebooks).

    ATENÇÃO: Esteja consciente que a alteração de alguma opção indevida no Setup do seu computador, pode fazer com que ele deixe de funcionar. No caso de dúvida, obtenha ajuda de alguém que tenha experiência na configuração de Setup de micros ou siga passo a passo as explicações abaixo (para placa mãe Award e American Megatrends).

    Agora o seu computador utilizará a ordem de partida do disquete A: para o disco rígido C:.

    Para desfazer esta alteração(se necessário), é só obedecer a mesma seqüência descrita alterando a ordem de partida para C-A(unidade C: para A:).

    OBS: Caso tenha mudado por acidente alguma opção no Setup do micro, pressione $<$CTRL$>$$<$ALT$>$$<$DEL$>$ ou saia do Setup sem gravar as alterações escolhendo a opção apropriada dependendo do tipo de placa mãe.

    Após mudar a ordem de inicialização do computador, repita o passo número 4 para se certificar que o disquete de inicialização esteja funcionando corretamente.


próximo acima anterior sumário índice
Next: Verificando espaço livre na Up: Como o FIPS funciona Previous: Como o FIPS funciona   Sumário   Índice Remissivo
Cyro Mendes de Moraes Neto 1999-12-30