Particionamento é a divisão do disco rígido em áreas separadas, chamadas de partições, em que uma não interfere na outra. No DOS quando um disco rígido é particionado, cada partição é identificada por uma letra que chamamos de unidade de disco ou drive.
Reparticionamento de disco é quando se tem que apagar uma partição existente no disco rígido para a criação de uma nova partição(ou novas partições, dependendo do caso). Apagando-se uma partição, todos os arquivos armazenados nela serão destruídos!.
ATENÇÃO: Antes de se fazer o reparticionamento, deve ser feita a cópia de segurança (backup) de todos os arquivos do disco rígido ou dos arquivos importantes armazenados no disco rígido que não poderão ser recuperados caso o disco seja apagado(como documentos pessoais, arquivos de banco de dados, e outros documentos desenvolvidos pelos aplicativos instalados). Os aplicativos (editores de texto, planilhas, banco de dados, sistema operacional, etc) não precisam ser salvos caso você possuir os discos de instalação deles ou se tiver como consegui-los.
Depois que a partição do disco for apagada, deverá ser utilizado o Particionamento para a criação de uma nova partição(ou novas partições) com o tamanho desejado. As partições recém criadas deverão ser formatadas para serem utilizadas pelo sistema operacional. Após a formatação deverá ser feita a restauração dos aplicativos, configuração do sistema operacional e finalmente a restauração da cópia de segurança que foi retirada antes de se fazer o particionamento do disco.
Reparticionamento não destrutivo é o aproveitamento do espaço livre existente no final da partição, para que seja possível a diminuição de seu tamanho e a criação de uma nova partição, sem a perda de nenhum arquivo armazenado. Esta é a função do programa FIPS e o assunto que vai ser explicado neste documento. A seguir serão colocadas algumas explicações para um melhor entendimento sobre discos e partições.