Corey Sweeney (corey@bbs.xnet.com) responde :
Aqui está um registro de minhas aventuras ao tentar fazer funcionar os dispositivos sob DOSEMU. Até aqui consegui que um sistema de correio de voz funcionasse e que o scanner funcionasse parcialmente. Eis aqui como isso foi feito:
1. Verifique em seu manual e veja se sua placa usa alguma porta. Se o manual indica algumas, coloque-as no arquivo config na linha das "portas". Lembre-se que às vezes é preciso ter várias portas numa seqüência, e a primeira deve ser a única documentada.
2. Tente. Se não funcionar, ou não se tem um manual (ou o manual está tão asqueroso quanto o meu manual AT&T) então execute o DOSEMU com textbfdos -D+T 2 /tmp/io.debug". Execute o programa de controle de dispositivo e então saia do DOSEMU. Investigue /tmp/io.debug e encontre qualquer número de portas que ele possa fornecer. Tente aqueles 0 e execute o DOSEMU novamente. As portas abaixo de 0x400 com a palavra chave rápida não podem ser acessadas.
3. Caso não funcione, então podem ser necessárias interrupções.
Descubra a interrupção da placa e verifique se o kernel não está usando a IRQ em questão (cat /proc/interrupts). Hans Lermen escreveu:
Pergunta: E se minha placa usar DMA? Resposta: Você tem problemas ainda não resolvidos.