Caso se tenha o X instalado e se tenha compilado com sucesso o DOSEMU e ele possa ser executado com sucesso fora do X Window, pode-se executar textttxdos" ou textttdos -X" logo após a abertura de uma janela DOSEMU. Caso isso não funcione corretamente, deve-se estar certo de que:
1. O DOSEMU tem o suporte X compilado. Este é o padrão, porém caso se tenha configurado o DOSEMU com "./configured --without-x" então não se terá suporte ao X. Deve-se então executar o seguinte: "make pristine; ./configure; make; make install" o qual produzirá um programa DOSEMU com suporte a X, caso se tenha as devidas bibliotecas X instaladas em /usr/X11R6. 2. O mapeamento de teclado X está adequadamente configurado. Em um terminal x, deve-se digitar xmodmap -e "keycode 22 = 0xff08" xmodmap -e "keycode 107 = 0xffff" Estas linhas corrigem as teclas de retrocesso e deleção. 3. As opções de configuração relacionadas com o X estão configuradas no /etc/DOSEMU.conf.
Alternativamente, pode-se executar o DOSEMU dentro de um xterm colorido, o que não é recomendado porque muitos xterms coloridos tem um suporte precário para as capacidades de exposição de textos complexos do DOSEMU. Isto não exige que o X_SUPPORT seja compilado com o DOSEMU. Porém, caso realmente se queira fazer isto, deve-se seguir os seguintes passos:
xmodmap -e "keycode 22 = 0xff08begintex2html_deferred
xmodmap -e "keycode 107 = 0xffffbegintex2html_deferred
Estas linhas corrigem as teclas de retrocesso e deleção.
Marty Leisner (leisner@sdsp.mc.xerox.com) informa que:
Tenho no registro xrdb os seguintes recursos:
ou uso um nome alternativo de textttdosxterm" para o comando textttterm -fn vga -title dosxterm -geometry 80x25 -sl 25begintex2html_deferred
Ao se usar o método xrdb, tudo o que tem a fazer é executar o comando textttxterm -name dosxterm".