Nos últimos anos, o uso de cores se tornou bastante comum. Os usuários estão começando a explorar este recursos usando programas que utilizam cores para dar um retorno visual rápido em, por exemplo, palavras chaves reservadas em linguagens de programação, ou na notificação instantânea de um palavra digitada errada.
Como o console de texto do Linux suporta cores, o ls original da GNU foi rapidamente modificado para exibir informações coloridas e incluído no Slackware por volta da versão 2.0. Versões melhoradas destes programas de correção foram migrados agora para a distribuição GNU padrão, e devem mais tarde, serem parte de uma nova distribuição Linux.
Esta revisão é uma atualização de uma regravação principal da versão inicial, incluindo informações de xterms e programas de correção do kernel.
As informações contidas neste documento foram confirmadas no RedHat 4.1, e originalmente compiladas com a versão 2.0.2 do Slackware e kernel 1.1.54. As informações do programa de correção do kernel foram recuperadas no Slackware 2.2.0 com o kernel 1.2.13, e o tcsh como o interpretador de comandos padrão, e mais tarde confirmadas com um kernel 2.0.27. Se você usa qualquer outra configuração, ou versão do Unix, apreciaria se mandasse para mim uma nota dizendo o seu sistema operacional, sua versão e de que modo o suporte a cores está disponível. ls GNU