No momento em que foi executado ``date'', sua máquina estava rápida ou lenta? Se estava rápida, será necessário subtrair alguns segundos, então, escreva isso como um número negativo. Se estava lenta, deve-se adicionar alguns segundos, então, escreva como um número positivo.
Agora, subtraia as duas datas. Se foi usado ``date +%j'', os números representam o dia do ano (1- 365, ou 1-366 em alguns anos). Se o dia 1 de Janeiro foi passado desde que a última mudança do relógio foi feita, então, será necessário adicionar 365 (ou 366) ao segundo número. Se foi usado ``date +%s'', então, o numero é em segundos, e será necessário dividí-lo por 86400 para obter-se os dias.
Se você já tem um fator de correção no arquivo /etc/adjtime, será necessário calcular o número de segundos que você já corrigiu. Se o fator de correção aumentou, este número terá o sinal oposto do medido; se diminuiu, ele terá o mesmo sinal do medido. Multiplique o antigo fator de correção pelo número de dias e, adicione o novo número de segundos (adição com sinais - se os dois número tem o mesmo sinal, será obtido um número maior, se os sinais forem opostos, o número será menor).
Divida então o número total de segundos pelo número de dias para obter o novo fator de correção, e coloque-o no arquivo /etc/adjtime substituindo o antigo valor. Anote a nova data (em segundos ou dias) para a próxima vez.
Eis aqui como o meu arquivo /etc/adjtime se encontra:
(Observe que 9.6 segundos por dia é bem próximo de cinco minutos por mês!)