Os chips responsáveis pelo reloógio nas placas mães dos PCs (e igualmente em estações de trabalho) são notoriamente inexatos. O Linux provê um maneira simples para corrigir isto em um programa, fazendo com que o relógio seja *muito* preciso mesmo sem uma fonte de tempo externa. Porém, a maioria das pessoas parece não saber a respeito disso, por muitas razões:
Este mini-HOWTO descreve uma abordagem de baixo nível técnico. Se não estiver interessado neste tipo de informação, recomendo que se perda algum tempo em http://www.eecis.udel.edu/ntp/ que inclui todos os tipos de coisas interessantes, incluindo informações completas sobre xntpd e links para NIST e USNO (tenho mais alguns comentários sobre o xntpd no fim deste documento).
Se você usa mais de um SO na sua máquina, deve-se deixar apenas um deles reiniciar o relógio da CMOS, a fim de evitar confusões. Se você usa frequentemente tanto Linux como Windows na mesma máquina, pode-se usar alguns programas gratuitos de relógio (siga os links da URL acima).