próximo acima anterior sumário índice
Next: Fdisk, mke2fs, mount, etc. Up: Usando o dispositivo ZIP Previous: Usando o dispositivo ZIP   Sumário   Índice Remissivo

Identificando o dispositivo na hora da inicialização zip!identificando na inicializacao@identificando na inicialização

Quando o seu sistema inicializa ele deve exibir vários pedaços de informações sobre o seu adaptador, o seu dispositivo e o disco no dispositivo. Se você não tem um disco no dispositivo, algumas destas informações serão perdidas e aparecerão somente quando você inserir um disco (faça algum esforço para acessá-lo). Usuários iniciantes são aconselhados a inicializar o seu sistema com um disco no dispositivo - as coisas são menos confusas como de costume!

O lugar exato de onde essas mensagens aparecerão depende de como o seu sistema é configurado. Freqüentemente elas serão exibidas no console do seu sistema, mas podem estar desviar-se para dentro de um arquivo de registro como o /var/adm/messages. Usualmente você pode recuperar as últimas mensagens do kernel com o comando dmesg, se você não encontrá-las lugar algum.

Se você precisa de alguém para ajudá-lo com algo, uma cópia deste registro de informação é decisiva. Tente enviar quantas mensagens importantes você puder juntamente com relatório de bugs.

Aqui está um exemplo de como as mensagens de registro do kernel devem parecer:


\begin{tscreen}
\begin{verbatim}scsi0 : PPA driver version 0.26 using 8-bit m...
...sda: Write Protect is off
Partition check: sda: sda1\end{verbatim}\end{tscreen}

Esta saída vem de um sistema 1.3.87 com um dispositivo ZIP paralelo. A saída exata variará dependendo da sua placa adaptadora e se você tem quaisquer outros dispositivos SCSI no seu sistema.

A primeira linha exibe a mensagem de inicialização do controlador de alto-nível para a placa adaptadora, neste caso PPA. A seguir que vem a informação de identificação do dispositivo retornada por cada dispositivo encontrado no barramento SCSI. A linha 5 informa o nome do dispositivo atribuído ao dispositivo, neste caso /dev/sda, e a última linha fala do resultado da checagem da partição do disco no dispositivo, e este tem somente uma partição, a /dev/sda1. Se você tem mais que um adaptador SCSI, ou vários discos, cada uma das seções conterá mais informação.

Se você está usando um novo, direto do Omega, o teste da pertição deve mostrar uma partição, a /dev/sda4. Se você tem outros dispositivos SCSI compreenderá que o dispositivo ZIP poderia aparecer em algum outro nome de dispositivo como em /dev/sdb - então cheque estas mensagens.

Se estas linha não aparecerem, então algo está mal configurado no seu hardware ou no kernel. Teste tudo cuidadosamente antes de enviar um mail.

Se a linha scsi0: não aparece, então você não configurou corretamente a sua placa de conexão e o seu controlador. Alguns controladores fornecerão a você uma dica sobre o que está errado. Se o seu dispositivo não é detectado, provavelmente você tem um problema de cabo; se não é atribuído um nome ao dispositivo, provavelmente você esqueceu de incluir o suporte ao disco SCSI quando construiu o kernel.

Veja os arquivos README no drivers/scsi e o HOWTO SCSI para outras dicas de depuração.


próximo acima anterior sumário índice
Next: Fdisk, mke2fs, mount, etc. Up: Usando o dispositivo ZIP Previous: Usando o dispositivo ZIP   Sumário   Índice Remissivo
Cyro Mendes de Moraes Neto 1999-12-30