Com o arquivo XF86Config configurado, você está pronto para iniciar o Servidor X e executar alguns testes. Primeiro, certifique-se de que o /usr/X11R6/bin está na rota padrão de pesquisa de executáveis.
O comando que inicia o XFree86 é:
Esta é a uma interface para o programa xinit (no caso de se estar acostumado a usar xinit em outros sistemas UNIX).
Este comando iniciará o Servidor X e executará os comandos encontrados no arquivo .xinitrc no seu diretório pessoal. O .xinitrc é apenas um programa contendo os clientes X a serem executados. Caso este arquivo não exista, o padrão do sistema /usr/X11R6/lib/X11/xinit/xinitrc será usado.
Um arquivo modelo .xinitrc se parece com isso:
Este programa iniciará dois clientes xterm, um oclock e cria uma janela raiz (segundo plano) com a cor midnightblue. Então iniciará o gerente da janela kde. Note que kde é executado pelo interpretador de comandos devido ao comando exec. Isto faz com que o processo xinit seja substituído por kde. Uma vez que o processo kde saia, o servidor X será finalizado.
Certifique-se sempre que o último comando em .xinitrc foi iniciado com o comando exec, e que não está colocado em segundo plano (nenhum & foi colocado na extremidade da linha), senão o Servidor X será finalizado assim que ele inicie os clientes no arquivo .xinitrc.
Alternativamente, pode-se sair do X pressionando as teclas ctrl + alt + backspace. Isto interromperá o Servidor X incondicionalmente, saindo-se do sistema X Window.
Acima você teve uma configuração de desktop muito, muito simples. Muitos programas e configurações maravilhosas estão disponíveis com um pouco de trabalho em seu arquivo .xinitrc.
Se você for um iniciante no ambiente do Sistema X Window, firmemente sugerimos que escolha um livro como O Sistema X Window: Um Guia do Usuário . O uso e a configuração de X é extremamente mais poderoso para ser todo coberto somente nestes documentos pequenos. Veja as páginas do manual para xterm, oclock para obter dicas de como começar.