próximo acima anterior sumário índice
Next: Defeitos Mecânicos Up: Configurando o XFree86 Previous: Configurando o XFree86   Sumário   Índice Remissivo

Configuração Normal

Configurar o XFree86 corretamente para seu mouse, teclado, monitor e placa de vídeo costumava ser algo similar a magia negra, exigindo programação manual intensa de um arquivo de configuração complexo. Não é mais assim: a sub-versão 3.2/3.3 tornou o processo quase trivial. Tudo que se faz é iniciar o programa XF86Setup.

Este programa depende do fato de que todos os novos hardwares de PC hoje em dia vêm com monitores EGA/VGA habilitados. Ele chama com freqüência o servidor VGA16 e usa-o para apresentar o X num modo 640x480, ou seja um denominador comum mais baixo. Então ele roda um programa interativo que leva o usuário através de uma série de cinco painéis de configuração - mouse, teclado, placa (vídeo), monitor, e `outros' (opções do servidor misturadas). O processo todo é completamente indolor.

(Se você estiver executando um Linux Red Hat ou Conectiva Linux, pode-se ter ainda um programa diferente chamado xf86config. Ele funciona de maneira semelhante ao XF86Setup, mas não usa uma interface X e o Servidor VGA16).

Um ponto menos importante para se ter em mente é que, se você for como a maioria das pessoas usando um PC atual, seu teclado é realmente aquele que o XF86Setup chama de ` PC de 102 teclas genérico (internacional)', ao invés do padrão `PC de 101 teclas genérico'. Caso se escolha o padrão (101), o grupo de teclas na extrema direita de seu teclado (teclado numérico e companhia) pode parar de funcionar.

Caso não se tenha certeza sobre o tipo do monitor, pode-se tentar os disponíveis. Examine do alto até embaixo (escolhas mais altas envolvem velocidades mais baixas e são menos exigentes com o hardware). Desista caso se obtenha figura seriamente distorcidas. Distorções menores (figuras levemente grandes, levemente pequenas ou levemente descentralizadas) não são problema, pois se terá a chance de corrigi-las imediatamente no modo de sintonia fina.

E, quando o programa apresentar xvidtune para permitir que você determine o modo de vídeo, não deixe que a caixa inicial de advertência deixe você nervoso. Monitores multisync modernos (diferentes de seus predecessores de freqüência fixa) não são fáceis de danificar desta maneira.

O XF86Config pode supor que seu dispositivo do mouse está em /dev/mouse. Caso isto não funcione, deve-se criar uma ligação de /dev/mouse para o arquivo /dev/ca[01] que o mouse esteja utilizando. Caso o XFree86 apresente um erro de "mouse ocupado" quando o


gpm

estiver rodando, deve-se estabelecer a ligação com /dev/ttyS[01].

O processo de configuração opera selecionando um servidor correspondente para o tipo geral da placa de vídeo (como XF86_VGA16, XF86_Mach64, ou XF86_S3) e configurando um XF86Config que o servidor lerá no início de sua execução para obter os parâmetros específicos para sua instalação. A localização do XF86Config varia dependendo do sistema operacional, mas um lugar indicado para pesquisa é /etc/X11.

Em versões mais antigas do XFree86, o XF86Setup estabelece uma ligação entre o comando `X' diretamente com o servidor escolhido. Em versões recentes, ''X'' é conectado a um programa de invólucro com execução à nível de usuário chamado Xwrapper. A idéia é que todos as configurações de identificação de usuário de superusuário sejam localizado no Xwrapper, para que o servidor não tenha que ser executado como superusuário.


próximo acima anterior sumário índice
Next: Defeitos Mecânicos Up: Configurando o XFree86 Previous: Configurando o XFree86   Sumário   Índice Remissivo
Cyro Mendes de Moraes Neto 1999-12-30