Next: Conceitos Básicos sobre o
Up: Como Fazer Sinais Sonoros
Previous: Extrair os alto-falantes
  Sumário
  Índice Remissivo
Assim como o Linux 1.3.43, Martin Mares adicionou a capacidade de configurar a densidade e a duração do Beep, modificando o console.c. Cada console pode ser configurado para caracterizar uma duração diferente de/ou densidade do som do sinal; a tarefa é realizada pelo uso de sequências de escape para o dispositivo do console. Você pode configurar o seu próprio arquivo ~/.profile ou ~/.login para selecionar um diferente som associado a cada console (ou sem som, se necessário).
As sequências de escape trabalham como a seguir:
- ESC-[10;xx] seleciona a freqüência do som em Hertz. O valor deve estar na faixa de 21-32766, caso contrário o resultado não é definido. Se o argumento `xx' está faltando, o valor padrão (750Hz) será aplicado, como em `ESC-[10].
- ESC-[11;xx] seleciona a duração do sinal, em mili-segundos. Se você especificar mais que 2 segundos, o padrão é aplicado (125ms). Novamente, se o argumento `xx' está faltando, o valor padrão será usado (ESC-[11]).
sinais sonoros!configurando
Para selecionar, por exemplo, uma densidade de 50Hz para a duração de um segundo, você pode usar fileecho -e 3[10;50]
33[11;1000]"" com o bash (onde -e" significa `compreensão das sequências de escape'). Se você usa o tcsh, o mesmo comando forma fileecho 33[10;50]
033[11;1000]"".
Embora eu não conheça qualquer versão do comando setterm que suporta tal configuração, uma versão futura do comando poderá suportar uma opção da linha de comando para configurar um som de campainha.
Se está executando o Linux-1.3.43 ou um mais novo, você pode estar satisfeito com as sequências de escape e permitir a leitura posterior. Se você está executando um kernel velho, ou se quer um sinal sonoro, você apreciará o resto deste documento.
Next: Conceitos Básicos sobre o
Up: Como Fazer Sinais Sonoros
Previous: Extrair os alto-falantes
  Sumário
  Índice Remissivo
Cyro Mendes de Moraes Neto
1999-12-30