Página seguinte Página anterior Índice

645. Configuração Geral (/etc/smb.conf)

A configuração do Samba no Linux (e em outras máquinas Unix) é controlada por um único arquivo denominado /etc/smb.conf. Este arquivo determina quais recursos do sistema se deseja compartilhar com o mundo exterior e quais restrições se deseja aplicar aos usuários externos.

Uma vez que as seções seguintes apresentam o compartilhamento de dispositivos Linux e impressoras com máquinas Windows, o arquivo smb.conf aqui apresentado é bastante simples, e serve simplesmente para propósitos introdutórios.

Não se preocupe sobre os detalhes ainda. As seções posteriores irão apresentar os conceitos iniciais.

Cada seção de arquivo inicia com um cabeçalho de seção como um [global], [homes], [printers], etc..

A seção [global] define algumas variáveis do Samba que irão ser utilizadas para definir o compartilhamento de todos os recursos.

A seção [homes] permite que usuários remotos acessem seus (e somente os seus) diretórios pessoais em máquinas Linux locais. Ou seja, usuários Windows que tentam conectar-se à suas áreas compartilhadas a partir de máquinas Windows, se conectarão então aos seus diretórios pessoais. Observe que para executar isso, eles devem ter uma conta na máquina Linux.

O arquivo de exemplo smb.conf a seguir permite que usuários remotos obtenham acesso aos seus diretórios pessoais na máquina local e escrevam em um diretório temporário. Para um usuário Windows visualizar estes compartilhamentos, a máquina Linux deve estar presente na rede local. Então o usuário deve simplesmente conectar-se ao dispositivo de rede a partir do Gerenciador de Arquivos Windows ou do Explorador Windows.

Observe que nas seções seguintes, entradas adicionais podem ser informadas, permitindo que mais recursos possam ser compartilhados.


; /etc/smb.conf
;
; Esteja seguro de reinicializar o servidor após executar as mudanças no 
: arquivo, exemplo:
; /etc/rc.d/init.d/smb stop
; /etc/rc.d/init.d/smb start

[global]
; Deve ser retirado o símbolo de comentário (;) caso se deseje ter um usuário 
; convidado (guest) 
; guest account = nobody
   log file = /var/log/samba-log.%m
   lock directory = /var/lock/samba
   share modes = yes

[homes]
   comment = Diretórios Pessoais
   browseable = no
   read only = no
   create mode = 0750

[tmp]
   comment = Localização de Arquivos Temporários   
   path = /tmp
   read only = no
   public = yes


Página seguinte Página anterior Índice