ftape
Esta seção foi escrita por Claus Tøndering <ct@login.dknet.dk>
.
Uma vez que você é o feliz proprietário de uma unidade de fita e várias fitas cheias de cópias de segurança, você provavelmente se perguntará: ``Se tudo sair errado, e perder completamente meu disco rígido, como restauro meus arquivos da fita?''
O que você precisa é de um disquete de emergência que contenha arquivos suficientes para capacitar a inicialização Linux e restaurar seu disco rígido da fita.
A primeira coisa que você deve fazer é ler ``O COMO FAZER do Disco de Inicialização Linux'' escrito por Graham Chapman <grahamc@zeta.org.au>. Aquele documento lhe diz quase tudo que você precisa saber sobre como fazer uma caixa de inicialização de unidade de disquete de emergência. Os parágrafos abaixo contém algumas informações que tornarão sua vida um pouco mais fácil quando seguir os procedimentos de Graham Chapman:
/etc/init
, /etc/inittab
, /etc/getty
, e /etc/rc.d/*
no seu disquete. Se o Linux não encontrar /etc/init
, ele iniciará /bin/sh
em sua console, que é ótima para restaurar seu sistema. Apagar estes arquivos dá a você espaço extra na sua unidade de disquete, o que provavelmente você precisará.
/bin/sh
. Estão freqüentemente disponíveis nos disquetes de inicialização que vêm com a distribuição Linux. Isto novamente dará espaço extra. Eu sugeriria o ash
, que é extremamente pequeno (aproximadamente 62 Kbytes), e ainda assim muito compatível com bash
.
/etc/fstab
que você inclui no seu disquete deve parecer algo assim:
/dev/fd0 / minix defaults
none /proc proc defaults
/dev/hda /mnt ext2 defaults
Uma vez que tenha inicializado a partir de sua unidade de disquete, dê o comando:
mount -av
Incapaz de pegar em IRQ6 para o controlador de ftape.
Isto significa que você TEM QUE carregar a unidade de disquete para dentro de um DISCO EM MEMÓRIA.
Isto tem como infeliz conseqüência que os programas necessários para restaurar os arquivos provenientes da fita não podem ser localizados num disquete separado. Você tem duas opções aqui:
tar
(ou cpio
ou afio
ou qualquer outro programa de cópia de segurança que você use) no seu disquete de superusuário (Isto é onde você precisará de todo espaço extra criado nos passos anteriores).
tar
(ou cpio
ou afio
ou qualquer outro) para o seu disco rígido e carregue-o dali.mt
na sua unidade de disquete superusuário também.
/dev/nrft0
) está presente na sua unidade de disquete de inicialização.