Uma Intranet não pode estar completa sem antes habilitar o compartilhamento de recursos entre diferentes plataformas. Será necessário suporte a outros sistemas de arquivos para que se possa acessar os dados disponíveis. Este documento fornece instruções sobre como conectar o Linux aos seguintes sistemas de arquivos:
Estes sistemas de arquivos podem ser compilados no de kernel Linux ou acrescentado como módulos, dependendo da versão que se esteja utilizado. Caso você não esteja familiarizado com a compilação do kernel pode-se consultar o COMO FAZER kernel http://metalab.unc.edu/mdw/HOWTO/Kernel-HOWTO.html e o COMO FAZER Módulos http://metalab.unc.edu/mdw/HOWTO/Module-HOWTO.html para compilar o kernel com módulos.
Para compartilhar os arquivos no servidor Netware será necessário suporte ao NCP (ncpfs). Os NCPFS funcionam com as versões do kernel 1.2.x e 1.3.71 e superiores. Não funciona com nenhuma versão do kernel anterior a 1.3.x. Não é possível acessar o banco de dados do NDS na Netware 4.x, mas se pode fazer uso do bindery. Caso se esteja utilizando o Netware 4.x é possível capacitar o suporte bindery para recipientes específicos usando-se o comando set Bindery Context
no console, como por exemplo:
set Bindery Context = CORP.CNC;WEBUSER.CNC
No exemplo acima dois recipientes têm suporte bindery capacitados.
Será necessário ter à disposição os utilitários do sistema de arquivos NCP a partir da URL ftp://metalab.unc.edu/pub/Linux/system/filesystems/ncpfs/ncpfs.tgz (atualmente ncpfs-2.0.10).
Para instalar os utilitários ncpfs, deve-se executar:
zcat ncpfs.tgz | tar xvf -
para expandir os arquivos dentro de seu próprio diretório. Neste caso será gerado o diretório ncpfs-2.0.10
. Vá até o diretório ncpfs antes de prosseguir com a instalação. Leia o README e edite o Makefile se necessário.
A instalação do ncpfs depende da versão do kernel que se estiver utilizando. Para o kernel 1.2, deve-se simplesmente digitar "make". Depois disso ao se comandar "make install" fará com sejam instalados os executáveis e as páginas de manual.
Ao se utilizar o Kernel 1.3.71 ou posterior, poderá ser necessário recompilar o kernel. Com este kernel, o ncpfs já estará incluído na árvore de fonte principal. Para verificar se o kernel precisa ser recompilado, basta digitar:
cat /proc/filesystems
Deve ser mostrada uma linha dizendo que o kernel reconhece o ncpfs.
Caso o ncpfs não esteja presente, pode-se recompilar o kernel ou acrescentar os ncpfs como um módulo. Para recompilar o kernel deve-se digitar "make config" e responder à seguinte pergunta apresentada:
O protocolo IPX (CONFIG_IPX) [N/s/?]
simplesmente responda 's'. Provavelmente não será necessária toda a rede interna que é solicitada a seguir. Uma vez que o kernel esteja instalado com sucesso, reinicialize, verifique o sistema de arquivos /proc/
e caso tudo esteja OK, prossiga com a instalação dos utilitários ncpfs. Mude o diretório para o local onde estejam os arquivos ncpfs baixados e digite "make". Depois que a compilação estiver terminada, digite "make install" para instalar os vários utilitários e as páginas do manual.
Para verificar a instalação, pode-se digitar:
ipx_configure --auto_interface=on --auto_primary=on
....espere 10 segundos e digite:
slist
Você deve poder ver uma lista dos servidores Netware disponíveis. Agora estamos prontos para compartilhar os arquivos a partir do servidor Netware.
Suponhamos que precisemos acessar os arquivos HTML a partir do diretório \home\htmldocs
no volume VOL1: no servidor CNC_NW. Recomendo que seja criado um novo usuário (digamos) 'EXPORTAR' com a senha 'EXP123' neste servidor para serem concedidos direitos de acesso adequados ao diretório usando-se os utilitários SYSCON ou NWADMIN.
Na máquina Linux crie um novo diretório /mnt/CNC_NW
e após digite o comando:
ncpmount -S CNC_NW -U EXPORTAR -P EXP123 /mnt/CNC_NW
para montar o sistema de arquivos Netware. Digite a seguir o comando:
ls /mnt/CNC_NW/vol1/home/htmldocs
o qual deverá mostrar uma lista de todos os arquivos em CNC_NW/VOL1:\HOME\HTMLDOCS
(usando as observações do arquivo Netware). Caso haja algum problema, por favor leia o COMO FAZER IPX em
http://metalab.unc.edu/mdw/HOWTO/IPX-HOWTO.html para informações mais detalhadas sobre o protocolo IPX.
Para compartilhar os arquivos no servidor Windows você precisará de suporte para SMB (smbfs).
Você precisará baixar os utilitários do sistema de arquivo SMB a partir de ftp://metalab.unc.edu/pub/Linux/system/filesystems/smbfs/smbfs.tgz (atualmente smbfs-2.0.1) a partir do Metalab.
Para instalar os utilitários smbfs, deve-se digitar:
zcat smbfs.tgz | tar xvf -
para expandir os arquivos dentro de seu diretório próprio. Neste caso será criado o diretório smbfs-2.0.1
. Vá para o diretório smbfs antes de prosseguir com a instalação. Leia o README e edite o Makefile se necessário.
A instalação do smbfs depende da versão do kernel que se estiver utilizando. No kernel 1.2, deve-se simplesmente digitar 'make'. Digitando-se posteriormente 'make install' serão instalados os executáveis e as páginas do manual;
Caso se utilize o Kernel 2.0 ou posterior, será necessário recompilar o kernel. Com estes kernels, o suporte ao smbfs já estará incluída na árvore principal de fontes. Para verificar se o kernel precisa ser recompilado, digite:
cat /proc/filesystems
Deve ser apresentada uma linha indicando que o kernel tem suporte ao smbfs.
Caso o smbfs não esteja presente, pode-se tanto recompilar o kernel quanto acrescentar um módulo. Para recompilar o kernel deve-se digitar 'make config' e quando for solicitada a resposta ao suporte de sistemas de arquivos SMB, basta simplesmente responder afirmativamente. Uma vez que o kernel seja instalado com sucesso, reinicialize o sistema e verifique o sistema de arquivos /proc/
e caso tudo esteja em ordem prossiga com a instalação dos utilitários smbfs. Mude o diretório para o local onde os arquivos smbfs foram instalados e digite 'make'. Após a finalização da compilação, digite 'make install' para instalar os vários utilitários e as páginas do manual.
Em nosso exemplo vamos supor que o servidor Windows NT é chamado de 'CNC_NT' e está compartilhando seu diretório C:\PUB\HTMLDOCS
com um nome compartilhado de 'HTMLDOCS' sem senha. Na máquina Linux cria-se um novo diretório chamado /mnt/CNC_NT
. Agora deve-se digitar o comando:
smbmount //CNC_NT/HTMLDOCS /mnt/CNC_NT -n
para montar o sistema de arquivo SMB (Windows Compartilhado). Caso isso não funcione, tente o seguinte comando:
smbmount //CNC_NT/COMMON /mnt/CNC_NT -n -I 172.16.0.3
Digitando-se o comando:
ls /mnt/CNC_NT
obtém-se uma lista de todos os arquivos em bsol;bsol;CNC_NT\PUB\HTMLDOCS
(usando a observação do arquivo Windows).
Em primeiro lugar será preciso um kernel com sistema de arquivo NFS compilado ou disponível como módulo.
Suponha que se tenha uma máquina Unix rodando o NFS com o nome CNC_UNIX e endereço IP igual a 172.16.0.4. Pode-se verificar os diretórios que estão sendo exportados (compartilhados) por esta máquina digitando-se o comando:
showmount -e 172.16.0.4
Uma vez que conheçamos os diretórios exportados pode-se montá-los informando o comando de montagem apropriado. Recomendo que seja criado um subdiretório sob '/mnt' (digamos) 'CNC_UNIX' e este seja utilizado como ponte de montagem.
mount -o rsize=1024,wsize=1024 172.16.0.4:/pub/htmldocs /mnt/CNC_UNIX
O rsize e wsize poderão ser alterados dependendo do ambiente.
Caso se tenha algum problema, por favor leia o COMO FAZER NFS em http://metalab.unc.edu/mdw/HOWTO/NFS-HOWTO.html para maiores informações sobre o sistema de arquivos NFS.