Crie um diretório /lib/modules/misc e coloque o módulo (driver) dentro dele, para quando se executar um modprobe, este módulo ser encontrado. É também necessário um depmod para que as dependências do módulo sejam registradas, ou seja, se ele precisar carregar algum outro módulo para funcionar, isso srá feito. siga o roteiro, supondo um driver meudriver.o
[root@localhost]# mkdir /lib/modules/misc
[root@localhost]# cp meudriver.o /lib/modules/misc
[root@localhost]# depmod -a
[root@localhost]# modprobe meudriver
[root@localhost]# lsmod
Quando este erro ocorre ao se tentar carregar um módulo do kernel que existe e está ativo, pode ser seu kerneld que não esteja rodando, ou há uma versão do kernel errada ou não existente configurada como preferencial.
Veja se existe o vínculo "preferred" em /lib/modules:
lrwxrwxrwx 1 root root 23 mar 12 10:42 preferred -> /lib/modules/2.0.36-2clCaso não:
[root@localhost]# cd /lib/modules
[root@localhost]# ln -s 2.0.36-2cl preferred
[root@localhost]# depmod -a
Verifique também se o kerneld está rodando. ele é o responsável pela carga dos módulos:
/etc/rc.d/init.d/kerneld status
Caso não:
/etc/rc.d/init.d/kerneld start
Utilize o programa 'ntsysv' para marcar o kerneld para executar na inicialização do sistema.
Um módulo é a implementação do suporte a uma determinada funcionalidade.
Inicialmente o linux não tinha suporte a módulos, o que fazia com que todos os drivers tivessem que ser incluídos de forma estática no kernel, assim, se o usuário eventualmente precisasse de acesso ao disco flexível ou a um zip drive os drivers dos dois tinham que ser incluídos no kernel, gastando espaço de memória privilegiado no kernel.
Com o advento dos módulos isto passou a ser gerenciado de forma otimizada, o suporte a drivers eventualmente utilizados (como o floppy.o e ppa.o, disco flexível e zip drive, respectivamente) puderam ser compilados como módulos e somente carregados, com conseqüente utilização de recursos privilegiados do kernel quando fossem efetivamente necessários, sendo descarregados quando não estiverem mais sendo utilizados.
Recomenda-se a leitura dos seguintes documentos, que descrevem mais detalhadamente o funcionamento dos módulos no Linux:
Para gerenciar módulos, existem os programas:
listar : lsmod remover : rmmod inserir : insmod detectar : modprobe