Escolha seu editor de textos favorito e edite o arquivo
[root@localhost]# mcedit /etc/lilo.conf
Mudar o tempo de espera padrão Procure pela linha: timeout=50
esse 50 é o tempo de espera em decisegundos ( 10 = 1 segundo )
Então para ter um tempo de espera de, por exemplo, 10 segundos, troque o 50 por 100.
Mudar o sistema padrão a ser inicializado Procure por uma entrada do tipo "default=linux", caso não tenha, insira uma linha logo após a linha "prompt" e coloque: "default=identificação-do-sistema"
"identificação-do-sistema" é a identificação de cada sistema que está logo abaixo nas entradas "label=....."
EXEMPLO:
Para um /etc/lilo.conf que tenha as linhas:
prompt timeout=50 other = /dev/hda1 label=win
Para ter o windows como padrão, apenas coloque:
prompt default=win timeout=50 other = /dev/hda1 label=win
Ativar as configurações Sempre após editar e salvar o arquivo /etc/lilo.conf, deve-se executar o LILO para que as alterações sejam feitas:
[root@localhost]# /sbin/lilo
O LILO está gravado no Master Boot Record (MBR) de seu disco rígido e apenas apagando as partições e formatando o disco não o remove. Para recuperar o MBR e retirar o LILO:
MSDOS No fdisk do DOS, execute:
C:\> fdisk /mbr
Linux
[root@localhost]# lilo -u /etc/lilo.conf
ou forçando:
[root@localhost]# lilo -U /etc/lilo.conf
Cheque se alguns desses itens se aplica a seu caso:
boot=/dev/hda # gravar o LILO na MBR map=/boot/map install=/boot/boot.b password=minhasenha # a senha para o LILO restricted # restringe o acesso prompt # mostrar o prompt do LILO timeout=50 # tempo de espera do prompt de 5 seg default=linux # o linux é o sistema padrão image=/boot/vmlinuz # arquivo com a imagem de kernel label=linux # nome do linux no menu do LILO root=/dev/hdXn # partição da imagem do kernel read-only other=/dev/hda1 # partição do windows (C:\>) label=win98 # nome do windows no menu do LILO table=/dev/hda # o windows está nesse HD
nota1: A senha será pedida quando se tentar passar parâmetros para algum item do menu, por exemplo "linux single" nota2: Substitua hdXn pela partição onde está a imagem do kernel (/boot/vmlinuz), por exemplo "/dev/hdc2" nota3: Para ver quais são os dispositivos relacionados às partições, consulte o tópico relacionado nas P&R.
Durante a instalação: Logo após a instalação do LILO no MBR ou na partição raiz ser concluída, aperte Alt+F2 para acessar o console do Linux, e digite:
[root@localhost]# lilo -b /dev/fd0
Com o Linux já instalado:
[root@localhost]# /sbin/lilo -b /dev/fd0
Nos dois casos acima, não se esqueça de colocar um disquete limpo no acionador para o LILO ser instalado.
Esta é uma opção do LILO, para que no momento do boot (somente nesta hora), o LILO acesse seu HD desta forma (linear). Isto significa que ele vai conversar com o HD pedindo pelo numero absoluto de um setor, como se eles fossem varios setores em sequencia (linear), e não da forma tradicional cilindro,cabeca,setor.
Para alguns discos SCSI isto realmente é necessario, sem o que ocorrerão problemas de geometria de disco.
Proceda como se fosse fazer a instalação do Linux: coloque o disquete de inicialização do Conectiva Linux no drive e reinicialize a máquina.
Proceda normalmente respondendo às perguntas que aparecerão (tipo de teclado, idioma, etc) e quando aparecer a tela para se escolher entre Instalação ou Atualização, escolha Atualização.
Não selecione os pacotes individualmente, assim nenhum pacote será instalado e a atualização irá direto a parte do LILO.
Selecione instalá-lo no MBR e continue com a atualização. Depois de aparecer "instalando o carregador de inicialização LILO..." pode-se retirar o disco de inicialização do drive, apertar Ctrl+Alt+Del e tudo voltará ao normal.
O windows apagou o LILO do MBR. Deve-se recuperar o LILO e colocar nele uma entrada para o windows.
Para recuperar o LILO, leia "como recuperar o LILO?" nas P&R.
Com o LILO recuperado, entre no Linux e edite o /etc/lilo.conf para colocar uma entrada nele para o windows.
Abaixo um exemplo de um lilo.conf para Linux e windows, com a inicialização padrão no windows (default=win), para um HD IDE (hda) e tendo o windows na primeira partição (hda1) e o / do Linux na quinta (hda5)
boot=/dev/hda map=/boot/map install=/boot/boot.b prompt timeout=50 default=win image=/boot/vmlinuz label=linux root=/dev/hda5 read-only other=/dev/hda1 label=win table=/dev/hda