O diretório /boot é onde estão os arquivos de inicialização, como a imagem do kernel e informações de mapeamento e módulos.
Criar-se uma partição especial para o /boot é necessário porque o sistema não dará carga se o arquivo com a imagem do kernel estiver acima do cilindro 1024 do disco rígido.
Por isso, cria-se o /boot como a PRIMEIRA partição linux, antes da de troca (swap) e da raiz (/), para garantir que seu posicionamento estará abaixo do cilindro 1024.
E é por esta razão que o programa Disk Druid não cria partição raiz acima de 1Gb, caso não se tenha um /boot já definido, pois neste caso o /boot estará na própria partição raiz.
Dentro do programa de instalação você pode escolher em utilizar o FDISK ou o Disk Druid para fazer o particionamento do disco rígido.
No manual do usuário é explicado detalhadamente como funcionam esses dois programas e seus comandos.
Supondo um computador caseiro que não terá centenas de usuários, cria-se apenas três partições, uma para o kernel, que será o /boot, uma de troca e outra para o diretório raiz.
Estando o HD correto selecionado abaixo de "sumários dos dispositivos" (normalmente é apenas um mesmo), aperte "Adicionar".
Vamos criar a partição /boot. - Ponto de montagem, coloque: /boot - Tamanho, coloque: 5 (sendo 5Mb) - Tipo, selecione "Linux Native" - Extensível, não a selecione [ ] - Aperte OK A sua partição /boot nova aparecerá na parte superior da tela. Aperte "Adicionar" de novo para criar a partição de troca. - Ponto de montagem, deixe vazio - Tamanho, coloque: 32 (sendo 32Mb para swap) - Tipo, selecione "Linux Swap" - Extensível, não a selecione [ ] - Aperte OK A sua partição de troca nova aparecerá como segundo item na parte superior da tela. Mais uma vez, aperte "Adicionar", para criar a partição raiz. - Ponto de montagem, coloque: / - Tamanho, coloque: 100 (sendo 100Mb para o /) - Tipo, selecione "Linux Native" - Extensível, selecione-a! [*] - Aperte OK Aqui está a "mágica" do Disk Druid: "extensível". ele pegará para essa partição os 100Mb e se ainda tiver espaço livre em disco, pegará esse espaço. Assim essa partição irá até o fim do HD, não importa que tamanho seja. As três partições criadas estarão listadas. aperte OK para que esse novo particionamento seja gravado e a instalação prossiga.
O Disk Druid foi feito para facilitar ao usuário final o procedimento de particionamento, sendo ideal em mais ou menos 80% dos casos. Como não se tem um controle exato sobre o que e onde ele vai criar, (e é justamente essa sua facilidade) existem casos onde ele pode apresentar problemas, como por exemplo:
Em todos os casos acima a utilização do fdisk se faz necessária.
O Disk Druid tem uma proposta muito boa, mas é justo por esses probleminhas (entre possíveis outros) ele só está disponível na instalação e não num pacote separado, que poderia ser utilizado depois do Linux instalado.
Exemplo para uma máquina "caseira" (sem muitos usuários) com 32Mb de RAM e um disco rígido de 2.1Gb, sendo 1.1Gb usados pelo windows:
TIPO IDENTIFICAÇÃO DISPOSITIVO MONTAGEM TAMANHO primária DOS 16-bit >=32 /dev/hda1 win95 1.1G primária linux native /dev/hda2 /boot 5M estendida extended /dev/hda3 estendida até o fim do disco lógica linux swap /dev/hda5 swap 64M lógica linux native /dev/hda6 / 931M
Para discos maiores/menores, apenas variará o tamanho da partição raiz (/), que é o espaço restante do disco.
Utilize o utilitário FIPS. Antes de usá-lo, desfragmente seu HD com o Defrag do windows.
Mas é sempre bom reforçar: "FAÇA BACKUP DE SEUS DADOS IMPORTANTES!!!"
### Guarani e posteriores ### Utilize a versão do FIPS do CD do Guarani, diretório dosutils.
### Marumbi ### Utilize a versão nova do FIPS disponível em: ftp://ftp.conectiva.com.br/pub/conectiva/anteriores/guarani/i386/dosutils/fips20.zip
Segue abaixo um passo a passo para criar-se 3 partições Linux no fdisk, o /boot, uma de troca e a partição raiz, num disco com o windows já instalado.
O exemplo é de um disco de 6Gb, com 32Mb de RAM e o windows ocupando 5Gb.
Já no fdisk, apertando-se "p", aparece:
Disk /tmp/hda: 255 heads, 63 sectors, 784 cylinders Units = cylinders of 16065 * 512 bytes Device Boot Start End Blocks Id System /tmp/hda1 * 1 641 5148801 b Win95 Fat32
Então temos uma partição FAT com 5Gb e +ou- 1Gb sobrando.
Para criar a partição do /boot com 5Mb:
aperte "n" , para definir uma partição nova aperte "p" , para definir uma partição primária aperte "2" , para definir a partição primária de número 2 aperte "642" , para definir o primeiro cilindro da partição (que é o primeiro cilindro disponível*, neste caso o 642) aperte "+5M" , para definir o tamanho de 5Mb aperte "p" , para conferir a criação
Para criar a partição de troca (swap) de 64Mb:
aperte "n" , para definir uma partição nova aperte "p" , para definir uma partição primária aperte "3" , para definir a partição primária de número 3 aperte "???" , sendo ???, o primeiro cilindro disponível* aperte "+64M", para definir o tamanho de 64Mb
Foi criada a partição de troca. Agora precisamos dizer que seu tipo é Linux Swap.
aperte "t" , para indicar a mudança de tipo aperte "3" , para mudar o tipo da partição 3 aperte "82" , para definir o tipo Swap aperte "p" , para conferir a criação e o tipo
Se quiser por curiosidade ver quais os tipos de partição que o fdisk pode criar (são muitas) e seus códigos respectivos, aperte "L".
Para criar a partição raiz (/) com o restante do espaço em disco:
aperte "n" , para definir uma partição nova aperte "p" , para definir uma partição primária aperte "4" , para definir a partição primária de número 4 aperte "???" , sendo ???, o primeiro cilindro disponível* aperte "784" , para definir esta partição como ocupante até o fim do disco (último cilindro, neste caso, 784) aperte "p" , para conferir a criação e o tipo
Seu particionamento ficará mais ou menos assim:
Disk /tmp/hda: 255 heads, 63 sectors, 784 cylinders Units = cylinders of 16065 * 512 bytes Device Boot Start End Blocks Id System /tmp/hda1 * 1 641 5148801 b Win95 Fat32 /tmp/hda2 642 ??? 5240 83 Linux native /tmp/hda3 ??? ??? 68704 82 Linux swap /tmp/hda4 ??? 784 1043615 83 Linux native
Pronto. confira se tudo está certo, e depois aperte "w" para gravar a tabela de partições e sair do fdisk.
obs.: O primeiro cilindro disponível é o primeiro número que aparece entre parênteses "First cylinder (???-???):" e o segundo número é o último cilindro disponível (geralmente o último cilindro do disco)
### CL 5.0 ###
1 - Caso exista uma partição Windows com espaço em disco disponível, na seção onde for questionado se deseja redimensionar as partições, especifique um tamanho para o Linux (o mínimo aceitável são 800MB) e deixe o espaço que considerar necessário para o windows. Esta operação redimensionará sua partição sem destruir seus dados, mas é extremamente aconselhável desfragmentar o disco e fazer cópias de segurança de seus arquivos. 2 - Caso seu disco esteja vazio ou os dados nele contidos possam ser apagados, siga os seguintes passos: 3 - Escolha _Não redimensione qualquer partição Windows(tm)_ 4 - Se houver algum dispositivo listado na seção _partições_, apague-o, (relembrando que este processo apagará os dados contidos no dispositivo) 5 - Especifique uma partição /boot clicando em Adicionar -> No tipo de partição especifique _Linux Native_ -> em ponto de montagem, selecione _/boot_-> especifique 10 Mb para a partição -> clique em OK 6 - Especifique uma partição swap clicando em Adicionar -> No tipo de partição especifique _Linux Swap_ -> especifique o tamanho que se adapta as suas necessidades, o tamanho máximo é de 127 Mb e o mínimo de 64 Mb, geralmente é atribuído o dobro da quantidade de memória RAM, por exemplo, caso seu micro possua 32 MB de memória RAM especifique 64 MB de Swap, vale lembrar que isto não é uma regra, pois caso haja 64 Mb de memória RAM, pode-se especificar sem problemas 64 Mb de swap. 7 - Especifique uma partição / clicando em Adicionar -> No tipo de partição especifique _Linux Native_ -> em ponto de montagem, selecione _/_-> Selecione _Aumentar para preencher todo o disco_-> OK 8 - Clique em próximo e salve as configurações.
Caso já tenha sido feita a instalação do seu sistema e tem N partições, as quais deseja redimensionar, apagar, criar novas ou manipulá-las, existem várias soluções para poder fazer isto, existem soluções tanto para Linux, Windows e outros, o mais conhecido no mundo Windows é o Partition Magic, que é comercial. Oportunamente, surgiu, a partir do Conectiva Linux 5.0, uma poderosa ferramenta chamada Parted, que é livre e pode ser usada sem custo nenhum. Para poder usar esta ferramenta aconselhamos que baixe a imagem do disco de inicialização no endereço:
http://www.conectiva.com.br/~suporte-cl/images/partboot.img
após baixar este arquivo na sua máquina, gere um disco de boot a partir da imagem. Após gerar este disco, pode-se dar boot por ele, não importando qual a versão que possuída, ele irá fazer um reconhecimento do seu HD e pelos comandos você poderá ver suas partições. Logo após o boot, sairá a linha de comando. Para trabalhar com o parted, faça:
bash# parted terá de volta o "prompt" do próprio parted: (parted) para obter informações dos comandos faça: (parted) h terá: boot MENOR seleciona a partição de boot MENOR check MENOR faz um teste simples no sistema de arquivos cp MENOR [DISPOSITIVO] MENOR copia o sistema de arquivo para outra partição help [COMANDO] mostra ajuda geral, ou ajuda a COMANDO hide MENOR esconde a partição MENOR mklabel TIPO-ROTULO cria um novo rótulo (na tabela de partição) mkfs MENOR TIPO-FS cria um sistema TIPO-FS na partição MENOR mkpart TIPO-PART [FS-TYPE] INICIO FIM cria uma partição mkpartfs TIPO-PART TIPO-FS INICIO FIM cria uma partição TIPO-FS print mostra a tabela de partições quit sair do programa resize MENOR INICIO FIM redimensiona a partição MENOR rm MENOR apaga a partição MENOR unhide MENOR mostra a partição MENOR (parted) help <COMANDO>
Ex. (parted) help resize resize MENOR INICIO FIM redimensiona a partição MENOR MENOR é o número da partição, usado pelo Linux. As partições primárias são de 1-4, e partições lógicas de 5 adiante. INICIO e FIM são em cilindros para ver suas partições faça: (parted) print Ex. Geometria do disco: 1-524, 8032k cilindros Menor Inicio Fim Tipo Sist.de Arq. Flags 1 1 4 primária ext2 boot 2 5 524 extendida 5 5 21 lógica linux-swap 6 22 264 lógica ext2 7 265 524 lógica ext2
Neste caso, que usaremos como exemplo, temos um HD com 524 cilindros de 8032 KB cada.
Para redimensionar uma partição, você deve usar o comando:
(parted) resize <número_da_partição> <cilindro_de_início> <cilindro_de_fim> Ex. (parted) resize 5 6 150Isto irá reduzir a partição lógica /dev/hda5 que começa no cilindro 6 e ia até o cilindro 264, para 150, ou seja, possuía 259 cilindros e agora possui 145.
OBS: Cabe informar, que a Conectiva S/A NÃO se responsabiliza, de forma alguma pela possível perda de dados ou erros decorrentes do mau uso desta ferramenta, assim como por defeitos da mesma, ficando este procedimento apenas como um guia de referência e não como manual do aplicativo. O uso desta ferramenta é de total responsabilidade do usuário, pelo que recomendamos pesquisa e estudo mais a fundo sobre esta ferramenta.
Depende da aplicação futura da máquina. Diretórios que geralmente são montados em partições exclusivas são:
swap memória virtual / raiz do sistema /boot arquivos de inicialização /home área dos usuários /usr binários dos programas /var arquivos de registro (log) e caixas postais
Sendo /home, /usr e /var em partições separadas úteis mais para servidores de grande porte, e não para máquinas caseiras.
Com relação ao tamanho dessas partições:
swap geralmente tem o dobro de tamanho da RAM / é o resto do sistema que não está em outras partições /boot os arquivos aqui são poucos e pequenos, 5Mb bastam /home depende da quantidade de usuários da máquina /usr depende da quantidade de pacotes a serem instalados /var depende dos serviços que rodarão na máquina
O tamanho máximo de uma partição de troca no linux é 127Mb. Até pode-se criar uma partição maior, mas o espaço excedente não será utilizado.
Recomendações constantes no Partition-mini-HOWTO:
Ou seja, se sua necessidade por área de troca é muito grande, é mais eficiente comprar mais memória RAM.
127Mb de troca é MUITA coisa, vai ser difícil sua máquina chegar a utilizar 90% disso, e se chegar, é hora de aumentar a memória RAM. Para a grande maioria dos usuários, 64Mb de troca é mais do que suficiente.