Utilize o aplicativo isapnptools. os programas/arquivos deste pacote são:
/etc/isapnp.conf - arquivo de configuração pnpdump - captura as configurações das placas PnP isapnp - configura as placasOs passos a executar são:
1. Execute o comando pnpdump. se ele jogar várias informações na tela, isso quer dizer que ele detectou uma placa PnP no seu computador. se for o caso, repita a operação, só que desta vez, digite : [root@localhost]# pnpdump > /etc/isapnp.conf Se este não é o caso, você não tem uma placa PnP. (ou o Linux não tomou conhecimento dela) 2. Edite o arquivo /etc/isapnp.conf, e remova alguns comentários (linhas que começam com #), assim: 2.1 Procure qualquer linha que comece com a palavra CONFIGURE. esta linha está identificando um dispositivo PnP. a partir desta linha, até uma que terá a palavra ACT Y (comentado), será a definição de qual endereço este dispositivo está utilizando. 2.2 Olhe cuidadosamente cada uma das linhas, e descomente as que falarem sobre um endereço de memória, ou IRQ qualquer, como: (IO 0 (BASE 0x0220)) E remova os comentários também. Pronto, seu linux está configurado para utilizar a sua placa PnP. Para que as configurações sejam ativadas sem precisar reinicializar a máquina, execute: [root@localhost]# isapnp /etc/isapnp.conf E depois utilize normalmente o utilitário de configuração da placa (Xconfigurator, sndconfig, etc). Ler o manual e a documentação que acompanham o pacote ajuda muito a entender o funcionamento do sistema: [root@localhost]# man isapnp [root@localhost]# man isapnp.conf [root@localhost]# man pnpdump [root@localhost]# cd /usr/doc/isapnp* [root@localhost]# more isapnpfaq.txt
Pode ser experimentado o uso de um script de configuração, por sua própria conta e risco, localizado em:
http://www.conectiva.com.br/~eliphas/isapnpcfg/isapnpcfg.tar.gz
(Todo o processo deverá ser como root)
Descompacte o arquivo:
[root@localhost]# tar xvfz isapnpcfg*
Mude as permições do arquivo para executável:
[root@localhost]# chmod 777 isapnpcfg
Execute-o:
[root@localhost]# ./isapnpcfg -auto
Deverá aparecer algo como:
Utilizando o programa "pnpdump" para detectar as placas ISA. Cuidado! A autodetecção pode travar algumas máquinas. Pressione ^C para cancelar a autodetecção em 5 segundos... Espere os 5 segundos. Nesse foi utilizado um modem Usrobotics 56K : "Foi(ram) encontrada(s) 1 placa(s), contendo 1 dispositivo(s) PnP. A configuração plug and play está completa. Arquivo "/etc/isapnp.conf" gravado. Ativando as configurações definidas no arquivo /etc/isapnp.conf, e verificando possíveis erros na ativação: Ativando as configurações definidas no arquivo /etc/isapnp.conf, e verificando possíveis erros na ativação: Congratulações! Aparentemente sua(s) placa(s) foi configurada corretamente. Anote os endereços e interrupções utilizadas para posterior referência. Mostrando a saída do programa:>Início da saída do programa /sbin/isapnp:<-------------- Board 1 has Identity a1 c0 94 ca 8d 70 30 72 56: USR3070 Serial No 3230976653 [checksum a1] USR3070/3230976653[0]{U.S. Robotics 56K Voice INT}: Port 0x2F8; IRQ3 --- Enable d OK>Fim da saída.<---------------------------- O endereço do modem será: 0x2F8 (Com 2) IRQ3 --- Configuração de uma placa de som --- Caso você tenha configurado uma placa de som Plug and Play, deverá utilizar o 'sndconfig' para configurá-la, porém sem configurações PnP (anote acima os parâmetros e passe-os para o programa). Deseja que o script execute o 'sndconfig' para configurá-la, porém sem configurações PnP (anote acima os parâmetros e passe-os para o programa). Deseja que o script execute o sndconfig --noprobe [S/n]? Selecione S. Após configurar sua placa de som configure o modem no script mesmo: --- Configuração de um modem --- Modems configurados em portas seriais NÃO padrão: Deverá ser utilizado o programa 'setserial', para a configuração do modem em sua porta não-padrão. Modems configurados em portas seriais padrão (COM1-4): Este script irá agora procurar pelo seu modem plug and play utilizando o arquivo de configuração do 'isapnp'. Deseja que o script procure a configuração de seu modem e faça o link simbólico de seu modem [S/n]? Selecione S Configuração do modem finalizada! - Seu modem foi detectado na porta: /dev/ttyS1 - A ligação simbólica '/dev/modem' foi feita para /dev/ttyS1. - A linha setserial /dev/ttyS1 auto_irq autoconfig foi adicionada em seu arquivo /etc/rc.d/rc.local. Após isso seu modem e som estarão configurados.
O hardware PnP não é compatível com o Linux. Isso significa que: