1.1 Configuração do postgreSQL
O banco de dados postgreSQL deve ser configurado para iniciar nos níveis 3,4,5 e parar no nível 2. Para isso execute como super usuário:
[root@localhost]# chkconfig --add postgresql
[root@localhost]# init 6
Nesse ponto é necessário criar um banco de dados mestre. Este será administrado por um superusuário que terá direitos de criação dos bancos de dados das lojas. Para isso é necessário entrar como super usuário do sistema e em seguida entrar como usuário postgres (su -l postgres) e criar o banco de dados mestre que chamaremos de postgres:
[postgres@localhost]$ createdb postgres [postgres@localhost]$ chmod 600 pg_pwd [postgres@localhost]$ psql > alter user postgres with password minhasenha; (Atenção: não esqueça de colocar o símbolo ";") ALTER USER > \q onde: minhasenha = senha que será usada pelo Tallyman para criar e acessar os bancos de dados das lojas. Esta senha será solicitada na configuração do Tallyman. Agora edite o arquivo pg_hba.conf [postgres@localhost]$ mcedit /var/lib/pgsql/pg_hba.conf e nas duas últimas linhas do arquivo altere a palavra "trust" para "crypt". Altere as palavras trust por crypt nas duas últimas linhas; agora reinicie o serviço do postgreSQL: [postgres@localhost]$ su root [root@localhost]# cds [root@localhost]# ./postgresql restart O nome do usuário (postgres) é uma sugestão de fácil memorização. Outros nomes que atendam melhor a necessidades ou gostos individuais podem ser utilizados.
1.2 Configuração do apache
Para garantir a segurança das URLs de administração do Tallyman, deve-se proteger os diretórios para os quais as URLs do Tallyman apontam. O roteiro abaixo define um usuário e uma senha para todas as URLs administrativas do Tallyman. Essas definições estarão armazenadas no arquivo tallyman_passwd, no diretório /usr/local/tallyman/secret. É prudente criar um usuário para cada pessoa que acessará o site, entretanto, por motivos didáticos trabalharesmo apenas um usuário cadastrado. Utilizando a senha do root, execute:
[root@localhost]# cd /usr/local/tallyman
[root@localhost]# mkdir secret
[root@localhost]# cd secret
[root@localhost]# htpasswd -c tallyman_passwd admin
digitar uma senha
[root@localhost]# cd ..
[root@localhost]# chown nobody.nobody secret
[root@localhost]# chmod 500 secret
[root@localhost]# exit
Neste exemplo acima estamos criando um usuário chamado admin, que possuirá direitos para configuração do Tallyman.
Para que o Apache reconheça o código Perl embutido nos arquivos HTML, edite o arquivo /etc/httpd/conf/httpd.conf:
[root@localhost]# vi /etc/httpd/conf/httpd.conf
1- Descomentar a linha LoadModule perl_module modules/libperl.so. O termo descomentar significa remover o símbolo de # do início da linha. Utilizando o vi: 1. Digite /libperl.so para entrar a linha apropriada. 2. Digite i para entrar no modo de edição do vi. 3. Pressione a tecla HOME para ir até o início da linha e pressione a tecla DELETE para remover o caracter # 4. Pressione a tecla ESC para voltar ao modo de comando. 2. Descomentar a linha AddModule mod_perl.c Utilizando o vi: 1. Digite /mod_perl.c para encontrar a linha apropriada. 2. Digite i para entrar no modo de edição do vi. 3. Pressione a tecla HOME para ir até o início da linha e pressione a tecla DELETE para remover o caracter # 4. Pressione a tecla ESC para voltar ao modo de comando. 3. Ir para o final do arquivo. Utilize o comando SHIFT G ou pressione a tecla PAGEDOWN até que o final do arquivo seja atingido. 4. Inserir o arquivo /usr/local/tallyman/tallyman/apache_modperl.conf Utilizando o vi: :r /usr/local/tallyman/tallyman/apache_modperl.conf Depois para salvar e sair do arquivo execute no vi: Utilizando o vi: :x
Agora reinicie o apache:
[root@localhost]# cds
[root@localhost init.d]# ./httpd stop
Desligando httpd:
[root@localhost init.d]# ./httpd start Iniciando httpd: [ OK ]
Caso o indicador de OK não tenha saído na sua tela então alguma configuração no arquivo httpd.conf não está correta, e todas as modificações introduzidas no mesmo devem ser verificadas.
Para verificar se o apache está rodando sem problemas, inicie o navegador web e aponte para http://127.0.0.1