Acesse a seguinte URL, onde tem os tópicos de configuração e instalação do mesmo:
http://www.conectiva.com.br/~suporte-cl/documentacao/sendmail/sendmail.txt
O seu servidor Linux está tentando, antes de liberar a conexão para o cliente SMTP ou POP, descobrir via DNS qual o nome da máquina cliente. Isto explica a demora.
Normalmente isto acontece quando o servidor possui um IP de servidor DNS configurado no arquivo /etc/resolv.conf, mas este não possui conectividade com a Internet, ou então este IP é de um servidor não que não roda DNS, ou de um IP não alcançável (ou fora do ar).
Sugestões: 1. para o servidor SMTP (Sendmail), existe uma configuração para que este não consulte o DNS. No Linuxconf, entre em Networking -> Server Tasks: Mail delivery system (sendmail) -> Configure basic information -> DNS Features:
desmarque "wait for DNS" e marque "don't use DNS"
2. para o servidor POP, está acontecendo algo parecido. Só que desta vez, quem está tentando consultar o servidor DNS é o tcpd (TCP Wrappers), que vem instalado no servidor por default de forma a dar maior segurança aos serviços. Uma maneira de resolver isto é instalando de uma vez um servidor DNS na rede. Outra forma é retirando o TCPD do /etc/inetd.conf ou configurando-o para não fazer hostname lookups no servidor. A última solução (que automaticamente resolveria a do sendmail), seria tirar a linha nameserver do /etc/resolv.conf
- Insira o CD número 1 do seu Conectiva Linux no drive. - Monte o seu cdrom:
[root@localhost]# mount /mnt/cdrom
- Acesse o diretório dos RPMS:
[root@localhost]# cd /mnt/cdrom/conectiva/RPMS
- Instale os pacotes:
[root@localhost]# rpm -ivh sendmail*
[root@localhost]# rpm -ivh imap*
[root@localhost]# rpm -ivh m4*
A configuração dele baseia-se no arquivo /etc/sendmail.cf onde estão quase todos os itens necessários para o correto funcionamento do programa. Pode-se configurar o /etc/sendmail.cf através das macros m4.
- Vá até o diretório /etc e crie um arquivo sendmail.mc utilizando o seu editor de texto favorito (no nosso exemplo, iremos utilizar o mcedit)
[root@localhost]# mcedit /etc/sendmail.mc
Adicione no arquivo: divert(-1) include(`/usr/lib/sendmail-cf/m4/cf.m4') define(`confDEF_USER_ID',``mail:mail'') OSTYPE(`linux') undefine(`UUCP_RELAY') undefine(`BITNET_RELAY') define(`confAUTO_REBUILD') define(`confTO_CONNECT', `1m') define(`confTRY_NULL_MX_LIST',true) define(`confDONT_PROBE_INTERFACES',true) define(`PROCMAIL_MAILER_PATH',`/usr/bin/procmail') FEATURE(`smrsh',`/usr/sbin/smrsh') FEATURE(`virtusertable',`hash -o /etc/mail/virtusertable') FEATURE(redirect) FEATURE(always_add_domain) FEATURE(use_cw_file) FEATURE(local_procmail) MAILER(procmail) MAILER(smtp) FEATURE(`access_db') FEATURE(`blacklist_recipients') FEATURE(`accept_unresolvable_domains') dnl FEATURE(`relay_based_on_MX')- Salve e saia, depois faça esta sequencia de comandos:
[root@localhost]# m4 sendmail.mc > sendmail.cf
[root@localhost]# cds
[root@localhost]# ./sendmail restart
- O arquivo do sendmail.cf já foi criado, agora basta somente você adicionar os usuários de email, ou seja, abrir uma conta só de email, use linuxconf e crie uma conta. Depois de criado esta nova conta de email você precisa configurar mais algumas coisas para que o cliente possa usar o servidor de email para mandar,[RELAY] as mensagens. Nestas configurações somente pessoas, domains ou IPs autorizados poderão mandar email, evitando que terceiros não autorizados usem seu servidor de email para SPAM. - Edite o arquivo /etc/sendmail.cw para que o sendmail funcione com a sua rede interna:
[root@localhost]# mcedit /etc/sendmail.cw
# sendmail.cw - include all aliases for your machine here. suaempresa.com.br RELAY ---> Seu Domain Name aqui. 200.200.221 RELAY ---> O IP da sua rede interna aqui localhost.localhost RELAY - Se o sendmail.cw não for configurado, você vai receber uma mensagem de RELAY DENIED. Configurado o sendmail.cw o segundo passo seria criar o arquivo relay-domains. Coloque o domain name da sua empresa, e o IP da sua rede interna: <p><tt>[root@localhost]# mcedit /etc/relay-domains 192.168.0 RELAY 200.200.200 RELAY domain.com.br RELAY - Significa que qualquer endereço IP que comece com 192.168.0.0 até 192.168.0.254 vai poder usar o servidor de email para RELAY evitando que outros que não estejam neste alcance use o seu servidor para SPAM. Você também pode usar nomes de email [ alguem@empresa.com.br ] que você quer bloquear: 192.168.0 RELAY 200.200.200 RELAY domain.com.br RELAY span@span.org DENY - Lembre-se que os espaços são TABs, depois de tudo configurado, de mais um restart no sendmail:
[root@localhost]# cds
[root@localhost]# ./sendmail restart