próximo acima anterior sumário índice
Próximo: O Que é o Acima: Prefácio Anterior: Introdução   Sumário   Índice

O Que é Linux?

Um sistema operacional POSIX coerente e com muitos recursos, o Linux foi desenvolvido não só por Linus, mas por centenas de programadores ao redor do mundo.

O mais interessante sobre isto é que este esforço mundial massivo de desenvolvimento é em grande parte natural e voluntário. Linus continua trabalhando no kernel (núcleo do sistema), porém o Linux é muito mais que um simples kernel. Não há gerenciamento de infra-estrutura. Alguém na Rússia recebe uma nova placa mãe e escreve um programa de controle para suportar uma característica diferente que o Linux não possua. Um administrador de sistemas em Curitiba precisa de um programa para geração de cópias de segurança, desenvolve um na medida de sua necessidade e o distribui a qualquer um que necessite algo similar. Outro aspecto interessante é que o Linux pode ser obtido gratuitamente, sendo eventuais custos destinados ao pagamento de mídias, manuais e suporte disponibilizado por empresas especializadas.

Resumidamente, encontramos no Linux surpresas agradáveis, sendo um sistema com características de suporte a: multitarefa, multiusuário, multiprocessamento, multiplataforma, execução em modo protegido, aderente ao POSIX e aos padrões Unix e em especial com um formato de desenvolvimento comunitário de código aberto. Cabe salientar que o que comumente se define como Linux é algo que extrapola o kernel, sendo que uma distribuição normalmente compreende centenas de programas adicionais, variando de compiladores a bancos de dados, passando por servidores de correio e firewall.


próximo acima anterior sumário índice
Próximo: O Que é o Acima: Prefácio Anterior: Introdução   Sumário   Índice
www.conectiva.com