Há uma grande variedade de hardwares para PCs. O Linux procura reconhecer automaticamente a maior parte dos hardwares, porém, eventualmente alguns componentes podem não ser reconhecidos, sendo necessária a passagem de parâmetros para auxiliar o kernel nesta tarefa. Para acessar os componente de hardware o Linux necessita utilizar programas de controle de dispositivos, sendo necessário ao kernel trabalhar de forma cooperada com eles e com os dispositivos.
Genericamente há duas formas de integrar estes programas ao sistema:
Com kernels monolíticos, os parâmetros podem ser passados através do LILO ou loadlin. Por causa disso estes parâmetros são normalmente conhecidos como Parâmetros do LILO. Já os programas de controle modulares ou módulos recebem seus parâmetros via insmod ou modprobe.
Infelizmente, o formato dos parâmetros do LILO são diferentes dos parâmetros do loadlin. Devido a este fato eles são divididos em dois grupos. Alguns módulos têm parâmetros genéricos (como por exemplo os dispositivos de CD-ROM) que podem ser utilizados de forma indiferente com os dois programas.