O último passo antes de reinicializar a máquina é a edição do LILO para que este carregue a nova imagem do kernel. É bastante simples a adição de uma entrada de acordo com o seguinte modelo:
image=/boot/vmlinuz-<versão do kernel> label=linux-test root=<your root (/) partição initrd=/boot/initrd-<versão do kernel> read-only
Para ter-se disponível o kernel anterior a fim de sanar eventuais problemas, caso o novo kernel tenha algum tipo de erro, é recomendável manter a configuração original. Adicionar um novo kernel ao LILO é muito simples: altere o nome do kernel original no diretório /boot, copie o novo kernel para o diretório /boot, adicione algumas linhas ao arquivo /etc/lilo.conf e execute /sbin/lilo.
Seguem alguns exemplos dos padrões do /etc/lilo.conf que seguem com o Conectiva Linux:
boot=/dev/hda
map=/boot/map
install=/boot/boot.b
prompt
timeout=100
image=/boot/vmlinuz
label=linux
root=/dev/hda1
read-only
Se for necessário alterar o /etc/lilo.conf devido à construção de um novo arquivo image do initrd, deve-se adicionar algumas linhas ao final do arquivo, indicando de onde o novo kernel será carregado.
boot=/dev/hda
map=/boot/map
install=/boot/boot.b
prompt
timeout=100
image=/boot/vmlinuz
label=CLinux
initrd=/boot/initrd
root=/dev/hda1
read-only
image=/boot/vmlinuz-2.2.9-7
label=CL-anterior
initrd=/boot/initrd-2.2.9-7.img
root=/dev/hda1
read-only
Agora quando o sistema for inicializado, basta pressionar e a linha de comando LILO boot: mostrará duas opções:
LILO boot: CLinux CL-anterior
Para inicializar o sistema utilizando o novo kernel (CLinux) basta pressionar , ou aguardar o tempo de espera pré-configurado. Caso se deseje utilizar o kernel antigo (CL-anterior), basta digitar CL-anterior e pressionar .
Para testar o novo kernel basta reinicializar o equipamento e verificar as mensagens geradas pelo sistema, assegurando-se de que o hardware foi detectado adequadamente. Caso algum erro ocorra, utilize a opção CL-anterior e repita os passos de configuração do kernel.