Caso a máquina necessite, quando por exemplo houver algum dispositivo SCSI, deve-se criar o disco em memória inicial da máquina local e atualizar o LILO para que o novo kernel seja inicializado. Estes passos exigem que o arquivo /etc/lilo.conf seja atualizado. O propósito de um disco de memória inicial é permitir que um kernel modular tenha acesso aos módulos necessários para a inicialização antes que ele tenha acesso ao dispositivo onde os módulos normalmente residem. Para se criar este disco em memória, deve-se inicialmente descobrir qual kernel é acionado em /boot. Para tanto deve-se usar o comando mkinitrd.
Para gerar um novo initrd são necessários:
Para construir uma nova imagem do initrd, execute /sbin/mkinitrd com os parâmetros, tais como: /sbin/mkinitrd /boot/novoinitrd-image 2.2.15
onde /boot/novoinitrd-image é arquivo utilizado para a nova imagem e 2.2.15 é o kernel cujos módulos (a partir de /lib/modules) devem ser usados na criação da imagem do initrd (não é necessariamente o mesmo da versão atualmente em uso pelo kernel).