A ferramenta de configuração de impressoras atua sobre o arquivo /etc/printcap,
os diretórios de tarefas de impressão e os filtros de impressão. Os filtros permitem que se imprimam diferentes tipos de arquivos incluindo:
Em outras palavras, ao imprimir arquivos GIF ou RPM utilizando-se o comando lpr os arquivos serão tratados adequadamente.
Para criar-se uma fila de impressão nova, deve-se escolher Add e então selecionar o tipo de impressora. Há quatro tipos de filas de impressão que podem ser criadas:
Após escolher o tipo de impressora, uma janela de diálogo solicitará maiores informações sobre a fila de impressão. Todos os tipos de filas requerem as seguintes informações:
Além de impressoras capazes de imprimir gráficos e PostScript, é possível configurar dispositivos que imprimam somente arquivos em formato texto. A maioria dos arquivos de controle de impressoras são capazes de imprimir arquivos ASCII, sem convertê-los para PostScript. Para habilitar esta funcionalidade selecione Fast text printing ao se configurar o filtro.
Nota: esta funcionalidade somente está habilitada para impressoras que não sejam PostScript.
Para impressoras locais, os seguintes dados são necessários:
Para impressoras remotas são necessárias as seguintes informações:
O servidor remoto deverá estar configurado de forma a permitir que a máquina local utilize a sua fila de impressão. O arquivo /etc/hosts.lpd controla estas informações.
Para impressoras SMB e NCP, são necessárias as seguintes informações:
É recomendável que o usuário e sua senha, quando utilizados, sejam diferentes de usuários e senhas do Conectiva Linux ou de usuários de compartilhamento de arquivos, para que se tenha um maior nível de segurança de acessos. O mesmo procedimento é indicado para usuários utilizados no compartilhamento de arquivos em um servidor SMB ou Novell. Isso se deve ao fato de que usuários e senhas para acesso a filas de impressão são armazenados no sistema local em formato transparente, ou seja, sem criptografia.
Após adicionar a fila de impressão é necessário reinicializar o servidor de impressão. Para tanto basta clicar sobre Restart lpd no menu lpd.
Pode-se imprimir uma página de teste em qualquer fila de impressão selecionada. Selecione o tipo de página de teste no menu Tests.
Caso o teste de impressão gere apenas uma linha, selecione a impressora, opções Edit, select e na opção input filter, marque a opção fix stair-stepping.
Para imprimir a partir da linha de comando do interpretador ou de um terminal xterm, pode ser executado o comando <lpr -P nome-da-impressora arquivo-para-impressão>, onde <nome-da-impressora> é o nome cadastrado na fila de impressão e é sempre o nome na primeira coluna da saída do comando printool.