O Xconfigurator configura os arquivos necessários e as ligações simbólicas para o uso do servidor XFree86 no Conectiva Linux. Há dois modos de operação: interativo e início rápido. No modo interativo o usuário deve informar o tipo de placa de vídeo e monitor disponíveis no sistema. Algumas destas informações podem ser automaticamente testadas e informadas pelo sistema. Caso a opção -expert seja especificada então os usuários terão a oportunidade de substituir os valores informados pelo sistema.
No modo kickstart, o Xconfigurator tentará testar o sistema para verificação automática das informações necessárias de forma não-interativa. Placas de vídeo em barramentos PCI normalmente serão detectadas de forma apropriada. Antigas placas de vídeo devem ser explicitamente configuradas através da opção -card na linha de comando. Alternativamente o servidor pode ser especificado através da opção -server. Ainda temos a opção de definir o tipo de monitor através da opção -monitor. Outra forma de informar o tipo de monitor é fornecer as taxas de atualização vertical e horizontal que o monitor utiliza através das opções -hsync e -vsync.
Junto ao utilitário setup, o Xconfigurator inicialmente tentará detectar o tipo de placa disponível no sistema. Caso não consiga, será apresentada uma lista de placas de vídeo. Selecione uma placa de vídeo da lista e pressione . Se a placa de vídeo do sistema não aparecer na lista, o XFree86 pode não suportá-la. Porém se você tiver conhecimento técnico suficiente sobre sua placa de vídeo, pode-se escolher a opção de Placa Ausente da Lista e tentar configurá-la.
Uma vez que a placa de vídeo esteja selecionada, o processo instalará o servidor XFree86 apropriado e o Xconfigurator apresentará uma lista de monitores suportados. Caso o monitor disponível esteja presente na lista, selecione-o e pressione . Caso contrário pressione Customizar. Neste caso o Xconfigurator solicitará informações sobre as faixas de sincronismo horizontal e vertical (estes valores normalmente acompanham a documentação do monitor).
Nota: não é recomendado selecionar um monitor similar ao disponível, a menos que se esteja completamente seguro de que o monitor selecionado não excede às capacidades do equipamento disponível. Caso isso seja feito é possível sobrecarregar o monitor e danificá-lo ou mesmo inutilizá-lo definitivamente.
A seguir, o Xconfigurator tentará reconhecer os dados de memória de vídeo e relógio do processador da placa de vídeo desde que seja escolhida a opção Detectar. Caso contrário solicitará a informação de quantidade de memória de vídeo instalada na placa de vídeo. Se não estiver seguro, por favor consulte a documentação que acompanha a placa de vídeo. Se for escolhida mais memória do que a disponível, o XFree86 poderá não funcionar corretamente. Se a placa de vídeo selecionada tiver um chip com relógio, o Xconfigurator apresentará uma lista de chips disponíveis. Recomendamos a opção de Sem Configuração de ``Clockchip'', uma vez que o XFree86 pode detectar o chip automaticamente na maior parte dos casos.
A seguir o Xconfigurator solicitará o modo de vídeo que se deseja utilizar. Selecione um ou mais modos pressionando . O Xconfigurator então criará um arquivo de configuração em /etc/X11/XF86Config com as opções selecionadas. Caso haja algum problema ou a seleção escolhida não esteja de acordo com o desejado pelo usuário, basta executar o Xconfigurator novamente, porém com o sistema inicializado em modo texto.