Próximo: 8. Configurando o Painel
Acima: 7. O Gerenciador de
Anterior: 9. Guia de Menus
Sumário
Índice
10. Uma Turnê Usando Arrastar e Soltar no GNOME
Há muitas funcionalidades e dicas no uso da Área de Trabalho do GNOME. A funcionalidade de arrastar e soltar estende-se a muitas áreas do GNOME, fazendo com que seja simples a interconexão GNOME de diversas formas muito interessantes. A seguir apresentamos uma relação das principais funcionalidades, sendo esta uma boa turnê por interessantes características do GNOME, mostrando como utilizá-lo em sua plenitude.
- Arrastar uma cor para o painel - assim que se tenha selecionado uma cor no seletor apresentado, pode-se arrastar a cor a partir da barra de cores para o Painel e esta passar a ser a sua cor padrão.
- Arrastar um arquivos contendo uma imagem para o seletor de fundos - caso se deseje mudar a imagem de fundo, pode-se arrastar o arquivo a partir do Gerenciador de Arquivos GNOME para o Monitor de Imagens na Capplet de Seleção de Fundo do Centro de Controle e a imagem será automaticamente alterada.
- Arrastar uma aplicação - muitas aplicações compatíveis com o GNOME irão aceitar as ações de arrastar e soltar. Caso se queira abrir um arquivo no aplicativo Gnumeric, uma aplicação de planilha eletrônica compatível com o GNOME, pode-se simplesmente arrastar um arquivo a partir do Gerenciador de Arquivos GNOME para o Gnumeric e o arquivo será aberto automaticamente. O mesmo é verdade para aplicações construídas para usarem MOTIF. Pode-se arrastar um URL no Netscape 4.x e esta será automaticamente aberta. Isto pode ser bastante útil caso se esteja trabalhando com o Gerenciador de Arquivos GNOME e queira-se abrir um arquivo rapidamente.
- Adicionando um lançador de aplicações ao painel - caso se deseje adicionar um lançador de aplicações ao painel pode-se arrastar e largar uma arquivo executável a partir do Gerenciador de Arquivos GNOME ou a partir da Área de Trabalho até o painel. Este procedimento permitirá o lançamento da caixa de diálogo Criação de Lançador a qual permite a definição do nome e de um ícone.
- Arrastando arquivos - há muitas formas para se usar as ações de arrastar e soltar arquivos no auxílio ao gerenciamento do sistema. Pode-se abrir dois Gerenciadores de Arquivos GNOME em diferentes diretórios e então arrastar e soltar arquivos entre as duas janelas, para copiar, mover ou criar ligações simbólicas entre arquivos. Pode-se arrastar arquivos a partir do Gerenciador de Arquivos GNOME para a Área de Trabalho para torná-lo mais acessível. Pode-se usar o mouse, através do botão do meio, ou o direito e o esquerdo simultaneamente e arrastar um diretório para a Área de Trabalho. Escolha a opção Estabelecer Ligação... a partir do menu apresentado para criar uma ligação simbólica na Área de Trabalho. Isto fornecerá uma forma rápida de lançar o Gerenciador de Arquivos GNOME para aquele diretório.
- Arrastando Diretórios - pode-se arrastar um diretório a partir do Gerenciador de Arquivos GNOME e depositá-lo no Painel. Neste caso, será apresentado um novo menu que permite o acesso fácil ao arquivos residentes naquele diretório.
- Pode-se arrastar qualquer submenu a partir do Menu Principal para o Painel e um novo menu de lançamento de aplicativos será automaticamente criado no Painel. Esta funcionalidade permite o acesso simplificado aos itens residentes neste menus.
Próximo: 8. Configurando o Painel
Acima: 7. O Gerenciador de
Anterior: 9. Guia de Menus
Sumário
Índice
www.conectiva.com