/home/nome-do-usuário/.gnome-desktop/
Isto pode ser útil para relembrar quando se desejar que um item que apareça na Área de Trabalho, porém com as quais não se pode utilizar as funções de arrastar e soltar.
Uma vez que se tenha iniciado o GNOME é possível perceber que os dispositivos conectados ao sistema serão apresentados na Área de Trabalho com os seus respectivos ícones, sendo possível montá-los e acessá-los a partir destes ícones.
Obter acesso à montagem de dispositivos pode ser realizado de forma simples caso se tenha instalado o linuxconf na máquina. Basta selecionar o dispositivo que se queira acessar na seção Acesso a dispositivos locais. Em Opções selecione a opção Montável pelo Usuário. O dispositivo agora poderá ser montado por usuários. Caso não se tenha o linuxconf instalado pode-se editar o arquivo /etc/fstab para incluir o acesso a usuários. Isto é feito da seguinte forma, por exemplo: Caso o arquivo fstab tenha o seguinte aspecto:
/dev/cdrom /mnt/cdrom iso9660 exec,dev,ro,noauto 0 0Deve-se adicionar ``user'' à quarta coluna:
/dev/cdrom /mnt/cdrom iso9660 user,exec,dev,ro,noauto 0 0Pode haver alguns riscos de segurança envolvidos com esta funcionalidade, dependendo do sistema local e do ambiente de trabalho. Por favor consulte o administrador do sistema antes de permitir que um dispositivo seja montado por usuários.