próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 2. Janelas de Áreas Acima: 6. Introdução Anterior: 6. Introdução   Sumário   Índice


1. Usando a Área de Trabalho

Usar a Área de Trabalho é tão simples como arrastar itens que se queira utilizar rotineiramente. A Área padrão inclui uma pasta do diretório pessoal (/home/nome-do-usuário). Por padrão, o Gerenciador de Arquivos GNOME também será ativado para permitir o acesso a outras áreas do sistema. Para utilizar o processo de arrastar e soltar é necessário utilizar uma aplicação compatível com o GNOME ou uma aplicação MOTIF. O GNOME é compatível com o processo de arrastar e soltar MOTIF, fazendo com que ele funcione perfeitamente com uma série de aplicações previamente instaladas. Todos os itens armazenados na Área de Trabalho estão localizados no diretório:

/home/nome-do-usuário/.gnome-desktop/

Isto pode ser útil para relembrar quando se desejar que um item que apareça na Área de Trabalho, porém com as quais não se pode utilizar as funções de arrastar e soltar.

Uma vez que se tenha iniciado o GNOME é possível perceber que os dispositivos conectados ao sistema serão apresentados na Área de Trabalho com os seus respectivos ícones, sendo possível montá-los e acessá-los a partir destes ícones.

E
Deve-se ter permissão para montar os dispositivos mostrados na Área de Trabalho para poder utilizar os ícones. Deve-se ter a senha do superusuário para executar esta tarefa. Caso não se tenha a senha do superusuário deve-se consultar o administrador do sistema.

Obter acesso à montagem de dispositivos pode ser realizado de forma simples caso se tenha instalado o linuxconf na máquina. Basta selecionar o dispositivo que se queira acessar na seção Acesso a dispositivos locais. Em Opções selecione a opção Montável pelo Usuário. O dispositivo agora poderá ser montado por usuários. Caso não se tenha o linuxconf instalado pode-se editar o arquivo /etc/fstab para incluir o acesso a usuários. Isto é feito da seguinte forma, por exemplo: Caso o arquivo fstab tenha o seguinte aspecto:

       /dev/cdrom /mnt/cdrom iso9660 exec,dev,ro,noauto 0 0
Deve-se adicionar ``user'' à quarta coluna:
      /dev/cdrom /mnt/cdrom iso9660 user,exec,dev,ro,noauto 0 0
Pode haver alguns riscos de segurança envolvidos com esta funcionalidade, dependendo do sistema local e do ambiente de trabalho. Por favor consulte o administrador do sistema antes de permitir que um dispositivo seja montado por usuários.
Uma vez que se tenha permissão de montar um dispositivo, pode-se clicar o botão direito do mouse no ícone do dispositivo na Área de Trabalho, o que provocará o aparecimento de um menu de opções. Pode-se selecionar então Montar dispositivo para montá-lo e Ejetar dispositivo para abri-lo. Uma vez que ele esteja montado pode-se clicar duplamente sobre ele o escolher a opção Abrir a partir do menu apresentado para abrir o dispositivo e apresentar o seu conteúdo no Gerenciador de Arquivos GNOME. Caso algum dispositivo não esteja presente na Área de Trabalho e se queira adicioná-lo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre algum espaço vazio da Área de Trabalho e escolher o item Procurar Dispositivos do menu apresentado.
próximo acima anterior sumário índice
Próximo: 2. Janelas de Áreas Acima: 6. Introdução Anterior: 6. Introdução   Sumário   Índice
www.conectiva.com