Próximo: 3. Gerenciadores de Janelas
Acima: 7. GNOME
Anterior: 2. Sobre Este Guia
Sumário
Índice
A Figura
mostra um exemplo do GNOME sendo executado. Ele é extremamente configurável, fazendo com que a sua aparência possa parecer muito diferente do aqui apresentado.
Figura:
Exemplo de Tela do GNOME
|
A barra longa na base da Figura
é denominado Painel GNOME o qual contém uma coleção de Capplets e menus úteis. Uma applet de painel é um pequeno programa que pode ser colocado nesta barra, como por exemplo o relógio situado na sua extrema direita. A seta nas extremidades da barra pode esconder ou mostrar o painel.
O botão no painel que contém um pé estilizado é o Botão do Menu Principal. Um clique sobre este botão faz com que apareça um menu pré-configurado de aplicativos e ações, incluindo-se o botão de saída do sistema.
O restante da tela é chamada de Área de Trabalho. Basta colocar nesta área os itens mais utilizados, os quais serão acionados pelo duplo clique do botão esquerdo do mouse:
- Caso o item seja um programa, ele será inicializado.
- Caso seja uma referência a dados, o programa adequado será inicializado e os dados indicados serão carregados.
- Caso seja um diretório, a aplicação gerenciador de arquivos será iniciada e mostrará o conteúdo do diretório. Normalmente toda área de trabalho contém um ícone em formato de pasta denominado ``diretório pessoal''. Ao se clicar duplamente sobre ele, será iniciado o gerenciador de arquivos apontado para aquele diretório.
A aplicação de gerenciamento de arquivos permite a manipulação de arquivos. O lado esquerdo da janela mostra os diretórios e o direito lista o conteúdo do diretório selecionado:
- Para mover o arquivo ou diretório, basta arrastá-lo e soltá-lo na sua destinação.
- Para copiar um arquivo, pressione a tecla
enquanto o arquivo estiver sendo arrastado.
- Para executar um programa ou editar um arquivo de dados basta clicar duplamente sobre ele.
- Para executar outras operações em um arquivo (tais como renomear ou apagar), selecione o menu de opções com o botão direito do mouse.
- Para selecionar mais de um item concomitantemente, clique nos itens após a seleção do primeiro mantendo pressionada a tecla SHIFT.
Pode-se mover ou copiar arquivos entre diretórios através da execução de dois gerenciadores de aplicações, cada um mostrando um diretório diferente. Caso se queira colocar um arquivo na área de trabalho, simplesmente arraste o arquivo a partir do gerenciador até o local desejado. Normalmente arrastar e copiar itens a partir do gerenciador de arquivos até a área de trabalho faz a ``coisa certa''
no GNOME, tornando esta tarefa muito simples de ser executada.
O GNOME é extremamente configurável: por exemplo, podem-se ter múltiplos painéis (horizontais ou verticais), escolher entre eles e escondê-los automaticamente. Há muitas Capplets de painel que podem ser incluídas. Pode-se ainda alternar entre as várias aparências conforme descrito em tópicos posteriores deste documento.
O GNOME segue diversas convenções UNIX que devem ser conhecidas. O botão esquerdo do mouse é usado para seleção e arrasto dos itens. O botão direito apresenta um menu de opções de ações que podem ser executadas com os objetos selecionados (caso o menu se aplique ao tipo de objeto selecionado). Muitos mouses UNIX têm 3 botões, sendo que o botão do meio é usado para colar textos (caso se esteja em uma área onde isto seja permitido) ou para movimentar objetos. Caso se tenha um mouse com dois botões, deve-se pressionar os botões direito e esquerdo simultaneamente para simular o botão do meio. Para se copiar textos, deve-se usar o botão esquerdo do mouse para selecionar a porção de texto que se deseja copiar, mover o indicador de mouse para a localização de destino e pressionar-se o botão do meio.
Quando uma janela de aplicação é apresentada, haverá ainda alguns botões nas suas bordas para controlar o comportamento da janela. Estes botões incluem: minimizar, maximizar e fechar a janela. Sua aparência pode ser configurada e é controlada por um componente do sistema denominado ``Gerenciador de Janelas''.
Dois exemplo de estilos de bordas são os Estilos Simples (Figura
2-2) e o estilo ICE (Figura
2-3):
- No Estilo Simples, o caracter de sublinhado significa minimizar, o quadrado significa maximizar (usando toda a tela) e o botão X provoca o fechamento da janela.
- No estilo ICE, o botão X provoca o fechamento da janela. Ao se clicar a seta com o botão esquerdo do mouse, a janela será minimizada, ao passo que ao se clicar com o botão direito, surgirá um menu com outras opções.
Figura:
Borda de Estilo Simples
|
Figura:
Borda de Estilo ICE
|
Caso se esteja utilizando a instalação padrão do GNOME é possível perceber que a miniaturização de uma janela provoca o seu desaparecimento da área de trabalho. Para se retornar para a janela, pode-se usar o Pager GNOME que está localizado no Painel. O Pager indica quais tarefas estão sendo executadas e onde elas se encontram na área de trabalho. Pode-se encontrar uma aplicação minimizada na lista de tarefas no lado direito do Pager GNOME. Para ativar a janela da aplicação, basta pressionar o botão que contém o seu nome.
Pode-se obter maiores informações sobre o Pager GNOME na seção
.
As seções a seguir apresentam maiores detalhes através da descrição de cada componente do sistema.
Próximo: 3. Gerenciadores de Janelas
Acima: 7. GNOME
Anterior: 2. Sobre Este Guia
Sumário
Índice
www.conectiva.com