Próximo: 3. Definindo Seus Próprios
Acima: 4. Colocar Arquivos em
Anterior: 1. Usando Modelos
Sumário
Índice
2. Usando os Tipos MIME
Os tipos MIME são muito poderosos. Através do uso deles, você pode personalizar seu sistema de modo que clicar um arquivo de determinado tipo inicia automaticamente a aplicação à qual o tipo do arquivo está associado. Por exemplo, todos os arquivos .mod podem ser configurados para iniciar o kmodplayer, arquivos .html poderiam abrir um janela kfm e um arquivo core pode ser visto com o Editor Hexadecimal via um simples clique do mouse.
Aviso: embora os tipos MIME sejam muito poderosos, esse poder não vem sem algum risco. Alterar indevidamente os tipos MIME como administrador do sistema (superusuário
) pode danificar o sistema KDE tão severamente que ele poderá não mais funcionar. Neste exemplo, você criará seu estilo MIME pessoal, que é relevante somente para o usuário. Ele somente afetará outros usuários se você copiar ou mover o novo tipo para $KDEDIR/share/mimelnk.
Para ligar um certo tipo de arquivo a uma aplicação em particular:
- .
- Tenha certeza de que a aplicação que se quer vincular ao tipo de arquivo é acessível via Painel. Se não, veja a seção Adicionando Programas ao Painel - seção
para saber como incluir uma aplicação ao menu do Painel.
- .
- Escolha Editar > Tipos MIME na janela do gerenciador de arquivos.
- .
- Pense sobre o tipo de arquivo para o qual você quer criar um tipo. Por padrão, há cinco tipos principais: Aplicação é para arquivos que são usualmente criados e mantidos por aplicações específicas, por exemplo: tar, gzip e pdf. Áudio é para tudo que está relacionado com som: waves, midis, mods, etc. Imagem é para quaisquer tipos de arquivos gráficos, como gif, jpeg ou tiff. Texto é para tudo que é texto :-) como texto ASCII simples, HTML, código-fonte C ou Pascal, documentos TEX e scripts Tcl. Finalmente, o Vídeo é para qualquer tipo de seqüência de vídeo como MPEG. Decida a que categoria seu tipo pertence e mude para o diretório correspondente.
- .
- Abra a pasta de Modelos, que é acessível via um ícone em seu ambiente de trabalho.
- .
- Arraste e solte o ícone do Tipo Mime para a outra janela e copie-o.
- .
- Clique o ícone copiado com o botão direito e selecione Propriedades. Edite as propriedades do seu tipo.
- .
- Clique em Dependência. Você verá uma máscara que requer cinco campos.
- .
- O primeiro campo precisa ser preenchido com o sufixo do arquivo. Por exemplo, se você quer criar um novo tipo para documentos SGML, você deve digitar *.sgml; *.SGML. Qualquer arquivo terminado em .sgml ou .SGML será manipulado pelo novo tipo.
- .
- Digite uma descrição para o tipo no campo Comentário. Para o exemplo do SGML, poderia ser ``documento SGML''.
- .
- Digite o tipo MIME. Ele é formado pelo diretório (text/, para o exemplo do SGML) e um nome de sua escolha. Para o exemplo do SGML, nós digitaríamos text/sgml como o Tipo MIME. O KDE irá informar se já existe uma convenção sobre que prefixo usar para o seu tipo. O navegador do kfm também depende dessa configuração quando se obtém um documento desse tipo na Internet.
- .
- Escolha na lista uma aplicação que é usada para editar este arquivo. Para o exemplo do SGML, escolhemos simplesmente o Editor.
- .
- Clique no ícone para escolher um ícone. Cada arquivo cujo sufixo coincida com aquele que foi digitado aparecerá com este ícone quando mostrado na janela do gerenciador de arquivos.
- .
- Clique Ok para salvar o novo tipo.
Teste sua nova associação, abrindo um diretório que contenha um arquivo do tipo selecionado. Clique no arquivo e o programa necessário para editá-lo deve iniciar. Se algo der errado ou o sistema nem puder mais inicializar, use um console de modo texto (ou a função de shell de emergência do kdm) para eliminar a associação. Isso deve deixar tudo em ordem.
Próximo: 3. Definindo Seus Próprios
Acima: 4. Colocar Arquivos em
Anterior: 1. Usando Modelos
Sumário
Índice
www.conectiva.com